Seguidores:

domingo, 7 de julho de 2019

UMA PIÇARRA DA "FAZENDA PIÇARRA" DE ANTÔNIO DA PIÇARRA.

Uma pequena, mas importante lembrança, que recebi de presente do amigo Jose Francisco Gomes De Lima Francisco. Uma pequena pedra oriunda da Fazenda Piçarra, localizada no município de Porteiras no estado do Ceará, que no passado pertenceu ao senhor Antônio da Piçarra, notório coiteiro de Lampião em terras cearences.

Foi nos limites dessa fazenda que no dia 27 de março de 1928 que o bando de Lampião foi atacado pela Força Volante comandada por Arlindo Rocha com o apoio do Nazareno Manoel Neto e do Tenente Eurico Rocha (Cearense). Durante o ataque o cangaceiro Sabino das Abóboras foi atingido, tendo que ser removido do local com a ajuda de outros cangaceiros.

Devido a gravidade do ferimento e na iminência da morte, Sabino pede para que Lampião o execute, para facilitar a fuga do bando e poupando-o assim das fortes dores que sentia.

"Se você é meu amigo, acabe com meu sofrimento..." (Sabino)

Lampião a princípio recusa o pedido do amigo moribundo, mas devido ao sofrimento e a insistência de Sabino, acaba por ceder a sua vontade.

Os cangaceiros presentes se recusam a eliminar o companheiro de armas, até que finalmente o cangaceiro Mergulhão I (Antônio Juvenal da Silva), se prontifica para a missão.

Sabino das Abóboras pede alguns minutos para rezar e fazer a recomendação de sua alma e em seguida com o rosto coberto com um lenço, recebe o tiro de misericórdia, tiro que calou para sempre um dos homens mais valentes e perigosos a trilhar nas veredas cangaceiras em todos os tempos.

Por ter sido responsabilizado pela morte de Sabino das Abóboras e por ter levado, ainda que involuntariamente, a polícia até o local onde os cangaceiros estavam acoitados na ocasião, Antônio da Piçarra passou a ser um dos alvos da vingança de Lampião e durante algum tempo o cangaceiro Moreno (Antônio Ignácio da Silva), escalado por Lampião para a missão, "arrodeou" a Fazenda Piçarra na tentativa de eliminá-lo, mas por razões desconhecidas não chegou a concretizar a vingança.

Nas quebradas do sertão.

Geraldo Antônio De Souza Júnior



Nenhum comentário:

Postar um comentário