Seguidores:

sexta-feira, 5 de julho de 2019

FAZENDA PEDRA D'ÁGUA - UM DOS COITOS DE LAMPIÃO NO ESTADO DE SERGIPE.

À época de propriedade de Delfina Fernandes dos Santos (Foto) a Fazenda Pedra D'água foi um dos pontos de apoio de Lampião e seus comandados no estado de Sergipe.

No ano de 1941 na Fazenda Pedra D´água o cangaceiro Jurity (Manoel Pereira de Azevedo), que na ocasião já se encontrava anistiado pelo governo federal, foi preso pelo Sargento Deluz (Amâncio Ferreira da Silva), pernambucano, que na época atuava como delegado na cidade de Canindé do São Francisco em Sergipe e sem chances de defesa foi condenado pelo sargento e executado, sendo amarrado e lançado, ainda com vida, dentro de uma enorme e flamejante fogueira, onde foi consumido pelas chamas.

Foi nessa fazenda em meados do ano de 1937, que Lampião travou seu último grande combate contra Forças Policiais Volantes.

Lembrando que dona Delfina Fernandes dos Santos foi a única mulher na história, que se tem notícias, a ser presa sob a alegação de ser coiteira de cangaceiros, ou seja, de prestar apoio aos bandoleiros.

Da antiga casa da fazenda atualmente resta apenas os escombros e que aos poucos vão desaparecendo, apagando lentamente parte da história cangaceira ocorrida naquele pedaço de chão.

Fotos: Cortesia do escritor e pesquisador José Sabino Bassetti.

Foto - Fazenda Pedra D'água (Canindé do São Francisco - Sergipe).

Geraldo Antônio De Souza Júnior

Escombros da Fazenda Pedra D'água (Canindé do São Francisco/SE).

Delfina Fernandes dos Santos antiga proprietária
da Fazenda Pedra D'água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário