Debater o tema cangaço já não é tarefa das mais fáceis e em TV aberta apresentada em rede nacional e internacional a responsabilidade é ainda maior.
Uma experiência sensacional que Deus e o trabalho sobre o cangaço que venho desempenhando através dos anos me proporcionaram e que apesar do tempo escasso para debater o assunto foi de extrema importância para a divulgação e a preservação da Cultura e História do nosso querido e amado Sertão. A história do cangaço, embora sangrenta, representa a garra e a determinação de todo um povo de uma região e simboliza a luta do nordestino contra as adversidades que tem lhes sido impostas tanto pelos poderes constituídos, quanto pelas intempéries climáticas e demais condições desfavoráveis a que foram e continuam sendo submetidos.
Que o dia vinte e oito de julho de dois mil e dezoito, data em que se completa oitenta anos da morte de Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um soldado pertencente a Força Policial Volante alagoana, seja um dia para refletirmos e analisarmos as razões pelas quais tantas pessoas comuns decidiram abandonar vidas simples e pacatas para seguir por um caminho muitas vezes sem volta, trilhar por veredas sangrentas e incertas rumo ao desconhecido e a um futuro improvável. Que as atrocidades que foram cometidas no passado pelos dois lados da peleja (Cangaceiros e Volantes) do Cangaço sirvam como exemplo para que tais fatos jamais venham a se repetir no futuro.
Finalizando eu quero agradecer ao meu amigo Pedro Paulo Fernandes (TV Cultura) que proporcionou a minha participação no aludido programa (Panorama - TV Cultura) que é apresentado pela simpática e competente Jornalista Andresa Boni e a produtora Tatiana Bertoni Celestino que muito se empenhou para o sucesso do programa e a toda a equipe de produção do Programa Panorama.
Ao Professor e Jornalista Artur Aymoré, autor do livro "O outro olho de Lampião", deixo o meu agradecimento, respeito e admiração pelo trabalho desenvolvido sobre o cangaço e por toda sua trajetória perante o jornalismo nacional.
Meus sinceros agradecimentos.
Geraldo Antônio De Souza Júnior
Escritor e Jornalista Artur Aymoré (Direita), Jornalista e Apresentadora Andresa Boni (TV Cultura) e Geraldo Antônio de Souza Júnior (Pesquisador). |
Durante a gravação do Programa Panorama. |
Com o amigo "cangaceirologo" Pedro Paulo Fernandes (TV Cultura) |
Com o amigo "cangaceirologo" Pedro Paulo Fernandes (TV Cultura) |
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Direita), Tatiana Bertoni Celestino e Pedro Paulo Fernandes, ambos da TV Cultura. |
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Direita), Tatiana Bertoni Celestino e Pedro Paulo Fernandes, ambos da TV Cultura. |
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Direita), Tatiana Bertoni Celestino e Pedro Paulo Fernandes, ambos da TV Cultura. |
Com o estimado amigo Pedro Paulo Fernandes encerro essa matéria. Grato. |
Terminei de assisti agora 04:10.Foi otimo, parabens!
ResponderExcluirTerminei de assisti agora 04:10.Foi otimo, parabens!
ResponderExcluirMuito obrigado por acompanhar meu trabalho. Grato.
ExcluirShow de bola esse programa, é esse tema do cangaço, nunca deverá acabar. Por favor, deixem os links dos livros apresentados no programa, gostaria de comprar.
ResponderExcluirMaravilha de programa,o tema do cangaço, nunca deverá acabar. Por favor, deixem o link dos livros para venda.
ResponderExcluirVoces tem alguma informação de um livro chamado, Lampião seu tempo e seu reinado ?
ResponderExcluirBoa tarde Adriano Sobral. A coleção de livros "Lampião - Seu tempo, seu reinado" é de autoria do Padre Frederico Bezerra Maciel e você poderá encontrá-la para aquisição através do e-mail franpelima@bol.com.br diretamente com o Professor Pereira (Cajazeiras/PB). Vendedor sério, antigo e confiável. Forte abraço e continue sempre participando em nosso Blog. Aproveito para convidá-lo para participar do Grupo Cangaçologia (Facebook).
Excluir