Seguidores:

sábado, 3 de março de 2018

DELEGACIA DE QUEIMADAS NA BAHIA.


O local que serviu como palco para uma das maiores chacinas praticadas por Lampião e seus Cabras contra soldados baianos, ainda hoje preserva as características arquitetônicas da época do acontecimento que abalou a então pequena Santo Antônio das Queimadas e todo o Nordeste.

Em uma das celas da delegacia foram aprisionados sete soldados do destacamento local, comandados pelo Sargento Evaristo da Costa que foi o único militar sobrevivente da chacina. Os soldados não tiveram a mesma sorte. Foram trancafiados em uma das celas e algum tempo depois mortos a tiros e sangrados pelos cangaceiros. Sem nenhuma chance de defesa.

Uma tragédia que marcou para sempre a localidade e sua gente e deixou uma nódoa de sangue na memória popular e na história cangaceira.

A fotografia abaixo foi registrada no interior da delegacia da cidade de Queimadas na Bahia e nela podemos observar detalhes e características que nos remete ao passado e nos fazem pensar e analisar com maior precisão os fatos que se sucederam naquele fatídico 22 de dezembro de 1929 e ao mesmo tempo ter uma real noção em relação ao cenário do acontecimento.

Um tempo de aflição para a população sertaneja do Nordeste.

Fica o registro para efeito de conhecimento.

Foto: Ricardo Noronha Júnior

Geraldo Antônio de Souza Júnior


Delegacia de Queimadas na Bahia (Interior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário