... filha do casal cangaceiro Sila (Ilda Ribeiro de Souza) e Zé Sereno (José Ribeiro Filho), antigos integrantes do bando de Lampião e sobreviventes de Angico.
Gila como assim era chamada carinhosamente por amigos e familiares, era a primogênita do casal cangaceiro Sila e Zé Sereno, que também teve outros dois filhos, Ivo Ribeiro de Souza e Wilson Ribeiro de Souza (Caçula), ambos já falecidos.
Tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente e compartilhar de sua amizade durante alguns anos e nesse espaço de tempo obtive através dela e de sua família muitas informações e materiais que pertenceram a seus pais (Fotos, Vídeos, Revistas, Jornais, Livros, entre outros documentos), muitos dos quais já foram por mim disponibilizados nas redes sociais (Facebook, Youtube e Blog) para que todos possam ter acesso irrestrito e gratuito a toda essa documentação, como era o desejo da amiga Gilaene “Gila” de Souza Rodrigues e graças a sua atitude o acervo está preservado para que essa e as futuras gerações de estudiosos do tema cangaço possam ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história e particularidades a respeito da vida de seus pais.
Gilaene “Gila” de Souza Rodrigues nasceu no dia 01 de fevereiro de 1940 e faleceu no dia 07 de março de 2016, aos 76 anos de idade.
De minha parte fica a saudade, o reconhecimento e o agradecimento eterno pela sua amizade e por toda a colaboração prestada ao que se refere ao compartilhamento de grande parte dos materiais pertencentes aos seus pais Sila e Zé Sereno, personagens incontestes da história nacional.
Meu sincero agradecimento.
Descanse em paz.
Geraldo Antônio de Souza Júnior
Gilaene "Gila" de Souza Rodrigues e Geraldo Antônio de Souza Júnior |
Nenhum comentário:
Postar um comentário