Seguidores:

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

ICONOGRAFIA

RESGATE FOTOGRÁFICO.

Mais uma, entre tantas outras, fotografias que estão sendo resgatadas pelo escritor e pesquisador do cangaço, Rubens Antônio (Salvador/BA).

Os personagens que aparecem na imagem são a senhora Júlia e o garoto Fernando Carlos, respectivamente irmã e filho do célebre e temido comandante de Força Volante baiana, Tenente Arsênio Alves de Souza, que atuou bravamente contra Lampião e seu bando, quando este espalhava a morte e o terror pelos sertões do Nordeste.

Entre os grandes feitos realizados pelo Tenente Arsênio Alves em sua luta contra o cangaço está a morte de Ezequiel Ferreira irmão caçula de Lampião. Fato ocorrido no dia 24 de abril de 1931, na localidade chamada Fazenda Tanque do Touro nas proximidades de uma lagoa existente na referida fazenda por nome Lagoa do Mel, na época pertencente à região de Jeremoabo na Bahia.

Durante o ataque-surpresa por parte dos cangaceiros contra a Volante o Tenente Arsênio Alves dos Santos, mesmo em meio à intensa fuzilaria, consegue alcançar a metralhadora que transportavam naquela ocasião (Hotchkiss) e disparar contra os atacantes, cessando momentaneamente o avanço inimigo, dando dessa forma tempo para que ele e alguns soldados que ainda resistiam, conseguissem fugir do local. Cessado o tiroteio do lado cangaceiro havia um morto. Era ele Ezequiel Ferreira irmão de Lampião.

Lampião perdia nesse combate seu último irmão cangaceiro e como desforra passa a agir desse momento em diante com extrema violência e selvageria contra as policias e a população rural sertaneja baiana, assim como de outros estados. Uma violência descomunal e jamais antes vista seria presenciada pelos sertanejos.

Nas quebradas do sertão.

Geraldo Antônio de Souza Júnior



Dona Júlia e Fernando Carlos, irmã e filho do Tenente Arsênio Alves de Souza.




Tenente Arsênio Alves de Souza


3 comentários:

  1. nossa luta, amigo, de localização e divulgação do que, naturalmente, por ser material histórico, tem que ser patrimônio de todos.

    ResponderExcluir
  2. Meu reconhecimento pela sua luta e pelo trabalho realizado em prol do resgate e preservação da história cangaceira. Rubens Antônio

    ResponderExcluir
  3. parabéns. meu amigo Rubens antônio é bom ter gente a sim como vc que pesquisa e pode divulgar o material pesquisado parabéns mesmo. seria bom term gente a sim como vc

    ResponderExcluir