Seguidores:

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

OSSADA DO CANGACEIRO ZÉ BAIANO

Nesse local estão os restos mortais do cangaceiro Zé Baiano, assassinado pelo coiteiro Antônio de Chiquinho e um pequeno grupo de civis, no dia 07 de junho de 1936 na fazenda Lagoa Nova próxima ao povoado Alagadiço no município de Frei Paulo no estado de Sergipe. A fazenda Lagoa Nova pertencia na época a Pedro de Nica um dos participantes do assassinato. 

Além de Zé Baiano foram mortos seus comparsas: Demudado, Chico Peste e o novato Acilino (Acelino). Atualmente o local (Fazenda Lagoa Nova) onde se encontram os restos mortais do cangaceiro está em deplorável estado de conservação, coberto pelo mato e servindo como abrigo a insetos e animais peçonhentos. Na fotografia abaixo que foi registrada recentemente vocês poderão conferir o atual estado da pequena "capela" e da urna de vidro onde está a ossada do "Pantera Negra dos Sertões". 

"Graças" ao episódio envolvendo a morte de Zé Baiano e seus comandados é que a localidade (Povoado Alagadiço) atualmente é incansavelmente citada em livros, filmes, entre outros trabalhos sobre o gênero. Pode até ser que eu esteja errado, mas acredito que independente de seus feitos em vida e quem tenha sido o personagem, a história merece ser respeitada e preservada para o conhecimento futuro. 

Se nada for feito por parte dos responsáveis (Secretarias/Secretários de Educação e Cultura municipal e estadual) em pouco tempo não restará mais nada no lugar. E mais uma vez prevalecerá o descaso e a incompetência. Lamentavelmente. 

Geraldo Antônio de Souza Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário