Seguidores:

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

CANGACEIROS MORTOS

A ORDEM DOS COMANDOS DAS POLICIAS E DOS GOVERNOS ESTADUAIS E FEDERAL ERA CLARA E SEVERA: O CANGAÇO E SEU REPRESENTANTE MAIOR DEVERIAM SER ANIQUILADOS DO NORDESTE.

Enquanto o rei do cangaço se escondia e evitava os confrontos diretos com as Forças Volantes, essas por sua vez iam perseguindo e aniquilando os pequenos subgrupos cangaceiros e aos poucos enfraquecendo e sufocando o bando principal liderado por Lampião.

A fotografia abaixo é da Volante alagoana chefiada pelo Tenente João Bezerra, registrada pouco tempo depois de terem abatido os cangaceiros Serra Branca, sua companheira Eleonora e Ameaço (a). Os cangaceiros foram abatidos no dia 20 de fevereiro de 1938 na Fazenda Patos no município alagoano de Mata Grande. Os cangaceiros foram abatidos por membros da Volante comandada pelo Tenente João Bezerra da Silva que se encontra na extrema esquerda no alto da fotografia, o qual viria poucos meses depois (28/07/1938) dar cabo de Lampião e parte de seu bando na Grota do Angico, local na época pertencente ao município de Porto da Folha em Sergipe.

Ao centro da imagem estão as cabeças dos cangaceiros: Serra Branca (Esquerda), Eleonora (Centro) e Ameaço (a) (Direita).

Geraldo Antônio de Souza Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário