Seguidores:

domingo, 1 de outubro de 2017

GENTE DE LAMPIÃO.

ILDA RIBEIRO DE SOUZA “SILA” COMPANHEIRA DO EX-CANGACEIRO ZÉ SERENO ANTIGO CHEFE DE SUBGRUPO DO BANDO DE LAMPIÃO.


Ao ver essa distinta e elegante senhora na fotografia abaixo quem seria capaz de adivinhar que anos antes de ser realizado esse registro fotográfico ela fazia parte do mais temível bando cangaceiro nordestino liderado por Virgulino Ferreira da Silva o “Lampião”?

Ilda Ribeiro de Souza (Hermecília Brás São Mateus) a “Sila” companheira de José Ribeiro Filho conhecido no cangaço como Zé Sereno, trilhou pelas veredas cangaceiras por pouco mais de ano e meio antes da morte de Lampião, ocorrida no dia 28 de julho de 1938, na Grota do Angico que na época pertencia ao município sergipano de Porto da Folha, atualmente anexado ao município de Poço Redondo/SE.

Sila que ainda na flor da adolescência foi “escolhida” e retirada do ambiente familiar pelo então cangaceiro Zé Sereno (José Ribeiro Filho) na época chefe de subgrupo do bando de Lampião, que a tomou, mesmo contra sua vontade, como sua companheira, esteve presente e sobreviveu ao ataque mortal da Força Policial Volante alagoana que eliminou Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros.

Sem Lampião o cangaço perdeu o fôlego e os remanescentes de seu bando aos poucos começam a se entregarem às autoridades, como acontece com o pequeno grupo liderado por Zé Sereno, que se apresentou em 21 de outubro de 1938 na cidade de Jeremoabo/BA, em troca da anistia oferecida pelo então presidente Getulio Vargas.

Com a liberdade restabelecida, Sila e Zé Sereno decidem sair do Nordeste e seguem viagem em direção à região sudeste do país, permanecendo durante algum tempo nos estados da Bahia e Minas Gerais, escolhendo por fim o estado de São Paulo onde na capital fixaram residência, constituíram família, reconstruíram suas vidas de forma digna e pacata, em nada lembrando a época em que fugiam das perseguições e das balas dos desafetos e inimigos em meio à espinhenta caatinga nordestina.

Sila durante sua vida concedeu inúmeras entrevistas e depoimentos para emissoras de rádio e televisão, além de escrever um livro contando sua história e conceder material para a elaboração de tantos outros trabalhos referentes à sua vida e ao cangaço de um modo geral.

Zé Sereno faleceu no dia 16 de fevereiro de 1981 na cidade de São Paulo/SP, vitimado por um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico, aos 67 anos de idade.

Sila (Ilda Ribeiro de Souza), cujo nome de batismo era Hermecília Brás São Mateus, faleceu na cidade de Guarulhos no dia 15 fevereiro de 2005, aos oitenta anos de idade.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

Ilda Ribeiro de Souza a "Sila" 
antiga integrante do bando de Lampião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário