Seguidores:

segunda-feira, 21 de maio de 2018

UM DOS ATRIBUTOS QUE LAMPIÃO ADMIRAVA EM UM HOMEM ERA A VALENTIA... E ESSE CANGACEIRO TINHA DE SOBRA.

Antônio Ignácio da Silva vulgo Moreno um dos cangaceiros mais destemidos, cruéis e valentes que se tem notícias em todo o ciclo do cangaço nordestino. Autor de inúmeros crimes, alguns deles cometidos antes e durante o cangaço e existindo fortes indícios de ter cometido ao menos um outro crime (Assassinato) após ter abandonado o cangaço e já em terras mineiras, onde passou a residir após ter deixado a vida da canga.

Moreno, segundo cangaceiro a utilizar essa alcunha, atuou principalmente nos estados do Ceará, Pernambuco e Alagoas, com rápidas incursões em estados próximos.

Entrou para o cangaço com o objetivo de se proteger das policias e de seus inimigos pessoais que mantinham contra ele aferrada e incansável perseguição. Inicialmente passou a fazer parte do subgrupo do bando de Lampião comandado por Virgínio Fortunato da Silva, viúvo de Angélica Ferreira irmã de Lampião e na época companheiro de Durvalina Gomes de Sá a bela “Durvinha”. Após a morte de Virgínio Fortunato “Moderno” ocorrida em outubro de 1936, Moreno passou a liderar o subgrupo do qual fazia parte e passou a conviver maritalmente com Durvinha, viúva de Moderno.

Foi incansavelmente perseguido por desafetos e pelas policias desses estados, que, segundo os escritores e pesquisadores Magérbio Lucena e Hilário Luchetti (In memorian), chegaram a cercar todas as “bebidas” (Fontes de água) existente na região em que Moreno atuava com o objetivo de capturá-lo ou eliminá-lo. Tendo o cangaceiro em uma dessas ocasiões atirado de longe contra os policiais que faziam o cerco a uma das fontes de água, segundo palavras do pesquisador e escritor Frederico Pernambucano de Melo.

Perseguições e emboscadas que se tornaram inúteis diante da sagacidade e desconfiança do bandoleiro, que sempre conseguia se esquivar e inutilizar os esforços inimigos.

Afirma-se ainda que o número de 21 pessoas mortas por Moreno "Morenagem", conforme suas declarações, chegue ao dobro do número citado.

Antônio Ignácio da Silva “Moreno” ou “Morenagem” nasceu em Tacaratu/PE no dia 01 de novembro de 1909 e faleceu em Belo Horizonte/MG no dia 06 de setembro de 2010, aos 100 anos de idade.

Fotografia gentilmente cedida por Neli Maria da Conceição filha do casal cangaceiro Moreno e Durvinha.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

Antônio Ignácio da Silva vulgo "Moreno II" ou "Morenagem". 

Um comentário:

  1. É realmente teve outro cangaceiro denominado Moreno; este morreu após a perseguição ao bando de Lampião depois do ataque a Mossoró-RN.

    ResponderExcluir