CANGACEIROS
ZÉ BAIANO - O FERRADOR DE GENTE.
Zé Baiano - José Aleixo Ribeiro da Silva - foi um dos cangaceiros mais
famosos, mas também um dos menos estudados. As histórias e referências a seu
respeito são repetidas por muitos autores sem a devida reflexão e
sem preocupação com a verdade.
Nasci a uma légua do local onde Zé Baiano morreu. Ouvi dezenas de
vezes o relato desse episódio da boca de meus pais e tios. Minha mãe era
comadre de Pedro Guedes, um dos matadores de Zé Baiano. Meu tio Raimundo
Bezerra era concunhado de Antônio de Chiquinho, o homem que liderou o ataque.
Fiz várias viagens a Macururé e Chorrochó, no norte da Bahia, em busca
de informações sobre esse estranho personagem, sobrinho dos cangaceiros Cirilo
e Antônio de Engrácia.
Transcrevo, a seguir, o capítulo 198 do meu livro Lampião - a
Raposa das Caatingas, em que conto a aventura e desventura do chamado
Carrasco Ferrador. Faço essa transcrição com o propósito de assim contribuir
para o registro desses fatos da história do cangaço, porém lembrando que é
proibida a sua reprodução integral ou parcial sem a autorização prévia do
autor.
Com relação a Zé Baiano, alguém afirmou que ele era negro e feio, parecendo um gorila ou chimpanzé, e a partir daí todos os autores fizeram coro a isso, partindo da ideia subjacente de que maldade e feiura são coisas de negro.
Zé Baiano "José Aleixo Ribeiro da Silva" |
Há coisas assim: alguém faz uma
afirmação, e todo mundo passa a repeti-la, como papagaio.
Estavam em voga àquela época certas concepções baseadas nas teorias de
Cesare Lombroso, nitidamente racistas. Para ser enquadrado na classificação
lombrosiana, teorizava-se, à moda de Euclides da Cunha e Nina Rodrigues, que
criminoso era coisa de mestiço. Era a teoria da degenerescência racial. Para os
“cientistas” daquela época, a rigor só havia uma raça, a branca – uma raça
superior. As demais eram inferiores – sub-raças –, e ao se misturarem
abastardavam os descendentes, que se degeneravam orgânica, psíquica e
moralmente.
Alguns autores dão mais ênfase ao fato de Zé Baiano ser negro e feio do
que a seus crimes, que são postos em segundo plano.
Ranulfo Prata, condicionado pelos preconceitos de Euclides da Cunha e
Nina Rodrigues, descreve Zé Baiano como um negro grosso e malvado, de cabeça
disforme, grande nariz esparramado na face bestial, boca rasgada de sapo
cururu, de horripilante feiura.
A partir dessa deixa, passou-se a dizer que Zé Baiano tinha cabeça
grande, nariz apragatado, lábios grossos, voz gutural e pele de sapo, escamosa.
Nertan Macedo chamou-o de “orangotango hirsuto”.
Rodrigues de Carvalho, que só se refere a Zé Baiano chamando-o de negro,
preto e crioulo, exagera de forma absurda: Zé Baiano “não era negro apenas por
fora”.Qualifica-o assim: “O negro Zé Baiano, miserável rebutalho humano, que
monopolizava todos os vícios e defeitos da raça negra e nenhuma das suas
virtudes...” Não se cansa de chamá-lo de “nefasto crioulo”, “o desgraçado
do negro”, “urso preto”, “gorila”, “crioulo horroroso (...) bem mais aproximado
do chimpanzé do que da criatura humana” (...), “mais preto por dentro do que
por fora”, aduzindo que ele “Tinha a alma mais negra do que a sua pele
negra”. Considera que “Esse hediondo crioulo foi, sem favor nenhum, um
inqualificável monstro. Toda a sua existência, negra como a sua pele negra, foi
vazia de qualquer resquício de sentimento humano”. Arremata o retrato do
cangaceiro assim: “O negro Zé Baiano, com as características que possuía,
preto, alto e membrudo, despojado das vestes e preso pela cintura com uma
corrente, era perfeitamente negociável. Nas mãos de um sujeito esperto,
qualquer empresário de circo ou de jardim zoológico o compraria por um gorila,
sem desconfiar”.
Joaquim Góis segue a mesma toada, dizendo que Zé Baiano, por dentro, era
“um espírito que herdou toda a monstruosidade dos vícios de sua raça”.
Felipe de Castro sentencia: Zé Baiano era um homem mau, feio e “negro
nojento”.
Por sua vez, Estácio de Lima diz que Zé Baiano era “um negro feio”, e em
vez de mãos parecia ter garras.
Hilário Lucetti e Magérbio de Lucena não ficam atrás: ao desgraçado
negro, para ser a imagem do diabo, só faltavam os chifres, em tudo
diferente, por exemplo, de Luís Pedro, “alvo de olhos azuis, um homem
bonito...”
Essas descrições contêm juízos inaceitáveis. Para se falar da
personalidade de uma pessoa, não há necessidade de vinculá-la à cor da sua pele
– não importa se ela é preta, branca ou azul!
Embora não seja relevante determinar qual a cor daquele cangaceiro,
convém registrar, a bem da verdade, o que disse o repórter d’O Estado de
Sergipe que presenciou a exumação do corpo de Zé Baiano: “O dr. Carlos
Menezes lavou a cabeça do facínora temido, que tantos males concebera e
praticara, transparecendo então uma fisionomia morena...”.
Zé Baiano não era negro, era moreno, caboclo, acobreado. Em Chorrochó,
onde ele nasceu, não há negros do tipo descrito por Rodrigues de Carvalho. Há
caboclos, mamelucos ou “curibocas”, e um ou outro mulato. Negros, mesmo, são
raros, como são raros os brancos – se é que existem “brancos” no Brasil.
Seu nome era José Aleixo Ribeiro da Silva. Pertencia à família dos
Engrácia, nome de sua avó – família Ribeiro da Silva. Era sobrinho de Cirilo e
Antônio de Engrácia, e primo de Zé Sereno, Mané Moreno, Antônio de Seu Naro,
Sabonete e vários outros cabras, em torno de quinze. Os Engrácia, mestiços de
branco com índio, eram indivíduos de pele bronzeada, “cor de formiga”, tostada
pelo sol da caatinga. Existem algumas fotografias de Zé Baiano. As fotos
daquela época eram em preto e branco. Branco era o papel. Queriam que Zé Baiano
aparecesse de que cor? Na foto mais divulgada, o rosto dele está na sombra do
chapelão de couro, tendo um lenço preto em volta do pescoço, o que dá a
impressão de que o pescoço seria negro. Note-se na foto o nariz afilado, os
lábios finos – traços que não correspondem aos do negro, que em geral tem nariz
achatado e beiços polpudos.
Aliás, o próprio Rodrigues de Carvalho diz que a pigmentação da epiderme
de Zé Baiano “era de uma tonalidade indefinida, entre o marrom e o preto”.
Entre os parentes de Zé Baiano não há um negro sequer. Seu tio Antônio
de Engrácia é descrito por Rodrigues de Carvalho como sendo “talvez o tipo mais
bem proporcionado da quadrilha, chegando a ser mesmo homem bonito,
fisicamente”. Por “homem bonito”, na concepção daquele autor, entenda-se
“não negro”.
Hilário Lucetti e Magérbio de Lucena referem-se a Antônio de Engrácia
como “um cangaceiro garboso” e, plagiando literalmente Joaquim Góis (sem
citá-lo...), dizem que era “uma estampa mestiça de cores fixas. Amorenado da
cor da terra que o sol queimou devagar”. Já Cirilo de Engrácia, outro tio
de Zé Baiano, seria “moreno avermelhado”. Essa descrição de Cirilo
coincide com a que foi feita por Dadá ao pesquisador Antonio Amaury Corrêa de
Araújo: Cirilo era “cor de saúva” (formiga-de-mandioca, cabeçuda).
Zé Sereno, primo carnal de Zé Baiano, apareceu em vários documentários
cinematográficos, dentre eles O Último Dia de Lampião, produzido
pela Rede Globo de Televisão. Era moreno-claro, cabelo cacheado. É só ver.
Lídia, mãe de Zé Sereno e tia de Zé Baiano, é descrita por Antônio
Amaury Araújo como “uma cabocla”.
O celebrado Euclides da Cunha, ao falar do povo da região que margeia o
Raso da Catarina, observa que negro ali era coisa rara. Relatando o suplício
dos prisioneiros de Canudos, Euclides descreve a forma como foi preso e
enforcado “Um negro, um dos raros negros puros que ali havia”. Noutra passagem,
ele enfatiza que era “Raro um branco ou negro puro. [...] Predominava o pardo
lídimo, misto de cafre, português e tapuia – faces bronzeadas, cabelos
corredios e duros ou anelados”.
Entrevistei velhos coiteiros, e todos afirmam que Zé Baiano era um
caboclo alto e forte, de rosto comprido cor de bronze, sobrancelhas escassas,
maçãs do rosto salientes, nariz afilado, boca média, de lábios finos e bem
ajustados, queixo fino, olhos vivos, penetrantes, cabelo liso, de índio. Apesar
de ser um sujeito de poucas palavras, em situações normais falava de forma
branda e cortês. Era um tipo simpático. Nas festas, comportava-se de forma
comedida. Nunca dançava. Limitava-se a cantar, sentado, batendo palmas, o rifle
atravessado no colo. Tinha uma voz grave, afinada, maravilhosa. Gostava de
modinhas românticas. Metia-se a fazer trovas de improviso e tinha certo
traquejo no fole de oito baixos. Ao contrário dos demais cangaceiros, ele não
bebia, não fumava e não jogava baralho. Almoçava à mesa com os grandes
fazendeiros da região de Alagadiço, Gameleiro e Pinhão, todos seus amigos –
Laurindo Gomes, Pedro Gato, Zeca Ferreira, Etelvino Mendonça, Joãozinho de
Donana Rego e seu irmão Costinha, Napoleão Emídio, Josias Tabaréu, José
Melquíades e os irmãos Marcionílio e Gersílio do Gameleiro.
Zé Baiano era um rapaz comunicativo, mas não falador. Estava sempre
tranquilo, alegre. Usava óculos de grau. Foi um dos cabras mais fiéis a seu
chefe, obediente ao código do cangaço, tanto assim que quando os parentes
romperam com Lampião Zé Baiano ficou com ele.
Além dos grandes fazendeiros da região, ele mantinha contatos com
figuras poderosas da política estadual, usineiros da Cotinguiba e grandes
comerciantes de Aracaju, aos quais emprestava elevadas somas a juros. Certo
dia, surpreendeu o poderoso Otoniel Dória (Dorinha), chefe político de
Itabaiana, em sua fazenda São João, município de Carira. Trocaram cumprimentos.
O fazendeiro convidou-o para jantar, e a partir daí firmaram uma profunda
amizade.
Infância e primeiros passos no cangaço
Zé Aleixo – o Zé Baiano – nasceu nas Areias, acima de São Saité, na zona
de Feira do Pau (atual Macururé). Era filho de Teodora e Faustino Ribeiro da
Silva (Faustino Mão de Onça), irmão de Antônio e Cirilo de Engrácia. Criou-se
ajudando o pai no manejo de bodes e ovelhas entre as Areias, Lagoa do
Esquixique, Lagoa das Vacas e Baixa do Ribeiro. Quando as lagoas e cacimbas
secavam, o último recurso eram os poços do Riacho Grande. Tinha jeito para
carpinteiro e pedreiro – naquele tempo as casas de pobres eram feitas de
madeira trançada e barro, com cobertura de palha, e as dos mais remediados eram
de adobe, cobertas de telha.
Quando o tio Antônio de Engrácia cometeu o primeiro crime, em 1925, toda
a família se viu envolvida, pois a vítima era um homem de posses. Os Engrácia
pediram proteção inicialmente a Inácio Grande, o maior fazendeiro de Chorrochó.
Depois foram viver sob a proteção de Gregório da Pedra da Chica, no outro lado
do São Francisco,em Pernambuco. Foi nessa ocasião que José Aleixo recebeu
o apelido de Zé Baiano, para se distinguir de outros José. Juntou-se ao bando
de Lampião pela primeira vez em setembro de 1926, desligando-se dois meses depois,
após a Batalha da Serra Grande. Reincorporou-se ao bando definitivamente em
julho de 1929.
Ferração em Canindé
Todos os autores, sem exceção, copiando-se uns aos outros, se referem a
Zé Baiano como um sujeito que “tinha o hábito” de marcar mulheres a ferro
quente com as letras “J-B” (José Baiano).
Na verdade, isso aconteceu em Canindé, em janeiro de 1932, quando ele,
por vingança, ferrou de uma só vez três mulheres ligadas a soldados que haviam
espancado sua mãe. A história dessa ferração é a seguinte:
Um soldado chamado Vicente Marques – da família Marques, de Santa
Brígida, Marancó e Canindé – certa vez espancou a mãe de Zé Baiano para
obrigá-la a informar o paradeiro do filho e dos parentes cangaceiros. A velha
ficou irreconhecível, tantas foram as coronhadas de fuzil que recebeu no rosto.
Quando Lampião esteve em Canindé, em janeiro de 1932, onde moravam
pessoas da família Marques, Zé Baiano recebeu carta branca de Lampião para
vingar-se do que fizeram com sua mãe. Ao prender Maria Marques, irmã do soldado
que supliciara sua mãe, Zé Baiano decidiu deixá-la marcada para sempre e mandou
que um morador chamado Zé Rosa fosse buscar um ferro de marcar gado. Zé Rosa
tinha sido vaqueiro do finado coronel João Brito (João Fernandes de Brito).
Trouxe o primeiro ferro que encontrou, o ferro utilizado no passado para marcar
os bois de seu falecido patrão, que tinha as letras “J-B”, de João Brito. Além
de Maria Marques, foram ferradas no mesmo dia outras duas mulheres, ambas
ligadas também a soldados por casamento ou mancebia. Por fim, quando observaram
que as letras do ferro – “J-B” – eram as letras do seu nome, o cangaceiro
decidiu levar o ferro como recordação de sua vingança, porém não há nenhum
relato de fonte segura de que o tivesse utilizado outras vezes. Na área que lhe
foi reservada, compreendendo terras de Ribeirópolis, Frei Paulo, Macambira,
Pedra Mole, Pinhão e Carira, nunca se soube que ali Zé Baiano tivesse ferrado
ninguém, seja homem ou mulher.
Maria Marques irmã do Soldado Vicente Marques, ferrada na face com ferro em brasa por Zé Baiano, durante a passagem do bando de Lampião pela cidade de Canindé do São Francisco em Sergipe. |
Amaury Correia fez uma pesquisa nos jornais e revistas da época para
apurar se houve alguma notícia a respeito de outros casos de pessoas que
tivessem sido ferradas por Zé Baiano, e concluiu: só houve aquele caso de
Canindé. Amaury fala de notícias vagas de outras ferrações, mas todas sem
comprovação.
Corisco é que quando fazia um refém tratava-o como “meu boi”.
Dois integrantes do seu grupo – Arvoredo e Calais – ferraram várias pessoas nos
sertões de Juazeiro, Jaguarari, Uauá e Várzea da Ema.
Houve quem dissesse que Zé Baiano “adquirira o hábito de ferrador” por
ter sido traído pela mulher, a cangaceira Lídia. Porém tal explicação não
procede, pois, seguramente, o caso de Lídia é posterior ao episódio de Canindé:
as ferrações em Canindé foram em 1932, e a morte de lídia foi em 1934.
Também é pura lenda a sua fama de estuprador e desonrador de mulheres.
Não há um caso sequer de tal prática efetivamente comprovado. Pelo contrário,
Zé Baiano era um tipo moralista, de acordo com os padrões da época, e, para
impor respeito no sertão, caía na palmatória toda mulher que ele encontrasse de
cabelo curto, ombros nus, vestido decotado ou muito curto. Sua palmatória
chamava-se Professora, pois servia para “dar educação a quem não tinha”. Outros
cangaceiros que não toleravam ver mulher com cabelo curto e roupa provocante
eram Mariano e Azulão – como, aliás, procediam em suas casas muitos pais e
maridos...
Por ocasião da morte de Zé Baiano, ao entrevistar Antônio de Chiquinho,
seu matador, o repórter Francisco de Matos conclui a matéria com a consideração
de que, apesar de todas as maldades que lhe eram atribuídas, Zé Baiano “não
fumava, não bebia, não deflorava, como atesta o testemunho de Antônio de
Chiquinho”.
Lídia: amor e desdita
No segundo semestre de 1931, depois de uma viagem por Alagoas e
Pernambuco para se reabastecer de munição, Lampião havia escondido a munição
excedente na fazenda Maranduba, perto da Serra Negra, indo descansar nas
imediações do povoado Poços, na entrada do Raso da Catarina. Ele conseguira
também com seus amigos em Pernambuco algumas armas, porém a maior parte
apresentava defeitos. Decidiu então levá-las para o seu amigo Venâncio
Teixeira, residente em Olhos d’Água do Sousa, nas imediações de Santo Antônio da
Glória – Venâncio era muito bom nesse negócio de armas velhas, deixava-as
novinhas em folha.
No caminho, Zé Baiano começou a sentir dor de cabeça. Tinha febre.
Tremia de frio em pleno meio-dia. Estava saindo um caroço no pescoço. Não
suportava nem o chapéu na cabeça.
Lampião conhecia um velho chamado Luís Pereira, que morava no
Salgadinho, ao lado da Serra do Padre. A mulher dele, Maria
Rosa (dona Baló), era costureira e já havia feito muitas roupas para os
cangaceiros. Lampião pediu ao velho que cuidasse do doente, enquanto o resto do
bando prosseguia a viagem.
A casa de Luís Pereira tinha uma sala ampla, 3 quartos, cozinha
espaçosa, e no fundo ficava o chiqueiro dos bodes, pegado a um tanque. Zé
Baiano passou uns 15 dias ali. O tumor era tratado com remédios dos matos –
chás e emplastros de ervas. Era bem cuidado por todos, inclusive pela filha
caçula de Luís Pereira, chamada Lídia, uma linda garota de 15 anos. Quando
ficou bom, o cangaceiro fugiu com a menina.
* * *
Lídia não foi propriamente raptada, mas, muito jovem, não sabia o que
estava fazendo, e no mesmo dia, ao perceber a vida que teria pela frente, tendo
de dormir nos matos e viver se escondendo como bicho, se arrependeu de ter
saído de casa. Mas aí já era tarde.
Zé Baiano fazia de tudo para agradá-la. Cobria-a de presentes. Quando
iam comer, ele reservava os melhores pedaços de carne para ela, cortava a carne
em pedacinhos e punha-os na boca de sua beldade. Só tinha olhos para ela.
Nada, porém, era capaz de tirar da mente da garota a mágoa por ter sido
arrancada do convívio de sua família. Não escondia de ninguém a revolta com o
seu destino. No fundo, odiava Zé Baiano, o causador de sua desgraça.
Havia no bando um cangaceiro chamado Ademórcio, que Lídia conhecia desde
criança, nascido e criado no Arrastapé. No bando, ele recebera o apelido de
Bentevi. Aquele era o rapaz com quem ela gostaria de viver, e se ambos não
tivessem sido arrastados para o cangaço poderiam, quem sabe, ter casado, pois
seus pais eram amigos. Com o tempo, Lídia e Bentevi passaram a corresponder-se.
Encontravam-se às escondidas sempre que Zé Baiano estava viajando.
Lídia Pereira de Sousa foi possivelmente a mais bonita das mulheres
que participaram do cangaço. Era uma morena cor de canela, de cabelo liso, rosto
bem delineado, lábios carnudos, olhos negros, com uma dentadura que parecia um
colar de pérolas.
Um cangaceiro chamado Coqueiro apaixonou-se por ela. Vivia seguindo-lhe
os passos. Certo dia, viu-a mantendo relações sexuais com Bentevi. Coqueiro deixou
que os dois terminassem o ato. Bentevi vestiu-se, foi embora. Lídia ficou só.
Então, Coqueiro apresentou-se, dizendo:
– Eu vi tudo, do cumeço até o fim. E eu quero tamém...
Lídia refugou:
– Vai-te pros inferno, cabra nojento! Nun tá veno qui eu nun me passo
pra um canaia da tua marca? Nun seja besta!
– Ou resorve ou vou contá tudo a Zé Baiano... E tem qui sê agora...
– Pode ir contá até pro diabo! Eu já diche qui não, e pronto!
Isto foi na segunda semana de julho de 1934. O bando estava acoitado
perto de Poço Redondo, nas Pias das Panelas, junto ao Riacho do Quatarvo, em
terras da fazenda Paus Pretos do coronel Antônio Caixeiro. Lampião tinha
chegado de Alagadiço, onde havia matado um filho de Cazuza Paulo. Zé Baiano
havia ficado por lá para fazer umas “cobranças” junto a fazendeiros daquela
região. Quando ele chegou às Pias das Panelas, Coqueiro decidiu contar o que
tinha visto. À noite, os cangaceiros estavam sentados no chão, uns vinte ou
trinta, inclusive as mulheres, em volta do fogo onde assavam carne de bode. O
delator expôs o que viu, omitindo, porém, a parte que o comprometia. Zé Baiano
franziu a testa, os olhos arregalados, como se não estivesse escutado direito,
e rosnou para a companheira:
– O qui esse sujeito tá dizeno é verdade, Lida?
– É verdade, Zé – sustentou Lídia, com voz firme. – Só qui esse canaia
nun diche a histora toda... Ele dexou de dizê o preço qui izigiu pelo segredo.
Ele quiria qui eu desse a ele tamém, pra nun lhe contá. Se eu tenho qui morrê,
qui morra, mais um cabra safado desse nun me come!
Um silêncio de chumbo caiu sobre o acampamento. Zé Baiano ficou olhando
para Lampião, aguardando ordens.
Lampião levantou-se, andou de um lado para outro, remoendo o terrível
problema. Depois, sentenciou:
– O causo dela aí o cumpade Zé Baiano é qui resorve. Ela é dele, faça o
qui achá qui deve fazê.
Fez uma pausa, ajeitou os óculos, e continuou:
– Agora, Coquero e Bentevi é cum a gente mermo. Gato, mate esses cabra!
Gato puxou o parabelo, aproximou-se de Coqueiro e deu-lhe um tiro na
cabeça. Coqueiro, colhido de surpresa, não esboçou nenhuma reação. Não teve
tempo sequer de pedir clemência.
Chegada a vez de Bentevi, percebeu-se que ele havia fugido. Os cabras
queriam ir procurá-lo, mas Lampião mandou que tivessem calma:
– Deixem ele. Bentevi é subordinado a cumpade Virgínio, qui nun tá
presente. Vou dexá qui ele dicida a sorte desse fio dũa égua.
Zé Baiano mandou que Demudado amarrasse Lídia num pé de imburana. Ele,
que já supliciara tantos homens e mulheres com a sua palmatória de baraúna, de
repente estava sem saber o que fazer. Lídia era tudo para ele. Passou o resto
da noite acordado, sem falar com ninguém. Quando o dia amanheceu, pegou um
cacete, foi até o pé de imburana, desamarrou a mulher e matou-a a pauladas,
quebrando-lhe vários ossos. Lídia não emitiu uma palavra sequer, não gritou,
nem ao menos gemeu. Como arremate, Zé Baiano esmagou a sua cabeça, como se faz
com uma cobra. Sangue e massa cefálica esguicharam pela boca, narinas, olhos e
ouvidos.
Depois, sem pedir ajuda a ninguém, o cangaceiro cavou uma cova rasa,
enterrou-a e, não suportando mais, chorou.
Junto ao pé de imburana, no sangue coagulado, começou a juntar formigas.
O povoado Alagadiço
Na divisão do reino do cangaço, coube a Zé Baiano parte dos atuais
municípios de Ribeirópolis, Frei Paulo, Macambira, Pedra Mole, Pinhão e Carira,
em Sergipe. Seu coito predileto era um serrote próximo do povoado Alagadiço.
Zé Baiano se afeiçoou pelo Alagadiço por duas razões. A primeira era de
ordem sentimental, pois estava de olho numa filha de Antônio de Chiquinho. A
segunda razão era de ordem estratégica, haja vista que o povoado ficava numa
região de serras, com muitas matas e esconderijos naturais.
Esta última tinha sido também a razão pela qual, no passado, tinham sido
atraídos para aquele pé de serra os escravos fugidos dos engenhos da Cotinguiba
e outras pessoas perseguidas pela justiça. Com efeito, Alagadiço foi
originariamente um quilombo. Os antigos moradores viviam em palhoças
feitas de galhos de árvores e cobertas de palhas de coqueiro. As primeiras
casas foram construídas por João Pereira da Conceição e Quinca Rego, considerados
os fundadores do povoado, no final do século XIX. Mesmo depois da Abolição da
Escravatura, o local continuou com sua fama de quilombo, ponto de refúgio de
foragidos de toda espécie. Um desses foragidos foi um homem chamado João Sabino
dos Santos.
João Sabino chegou ali em 1897. Era um sujeito misterioso. Ele e a
esposa eram muito reservados. Não diziam de onde tinham vindo. Porém os
moradores terminaram descobrindo que se tratava de um alferes que havia
desertado das tropas republicadas enviadas a Canudos, no sertão da Bahia, para
combater o beato Antônio Conselheiro – ele fizera parte da terceira expedição,
comandada pelo coronel Moreira César, que morreu em combate, morrendo também
poucas horas depois seu substituto, o coronel Pedro Tamarindo. Depois da
destruição do arraial de Canudos, em outubro de 1897, o governo passou a
procurar os desertores para puni-los. Alguém o denunciou e uma força foi
enviada para prendê-lo. João Sabino estava em casa quando a força chegou. Não
tendo como fugir, vestiu sua farda, pôs todos os petrechos de alferes que
conservava guardados e foi entregar-se, enquanto a esposa se apegava com Nossa
Senhora da Conceição, prometendo construir uma capela se o marido escapasse
daquela atribulação. Quando ele se apresentou, uniformizado, com aquela farda
estranha, cheia de debruns, galões, distintivos e enfeites, os soldados se
intimidaram e prestaram continência. O cabo que comandava o troço considerou
que não podia prender uma autoridade de patente superior. Terminaram fazendo
amizade com o casal. João Sabino deu uma festa, reuniu os moradores, a
soldadesca amanheceu o dia dançando ao som de gaitas e zabumba, com o
acompanhamento de um instrumento nunca visto por ali – uma corneta.
A mulher de João Sabino, dona Angélica dos Santos, assegurava que o
marido não foi preso graças a Nossa Senhora da Conceição. Cumprindo a promessa
feita, mandou construir uma capela.
Por volta de 1930, o arraial estava em fase de grande progresso. Por
questões políticas, o padre Madeira, vigário de São Paulo (hoje, Frei Paulo),
chegou a mudar-se para o Alagadiço. O homem mais rico do lugar, Zezé
Melquíades, importou do estrangeiro uma máquina de descaroçar algodão, chamada
“bolandeira”. Um irmão dele, que era padre – padre Elpídio Teixeira –, tendo
estudado música em Roma, veio passar uns tempos no povoado e trouxe o seu
harmônio. Homem culto, ensinava aos moradores a cantar hinos a três e quatro
vozes. Os jovens recebiam lições de música, aprendiam a solfejar, a tocar
instrumentos. O padre Elpídio dirigia peças teatrais, chamadas “dramas”.
Organizava folguedos populares, especialmente um fandango conhecido como
marujada, que noutros lugares é conhecido como chegança, um auto popular
baseado nas tradições ibéricas, tendo por tema as lutas entre cristãos e
mouros, com personagens vestidos de marinheiros, cantando e dançando ao som de
instrumentos de corda, ao estilo da Nau Catarineta, xácara portuguesa de
temática marítima. Ele e o padre Madeira (José Antônio Leal Madeira), que era
português, eram homens comprometidos com a cidadania. Nas festas cívicas e
religiosas, ensinavam as pessoas a discursar, a declamar versos. O povoado
chegou a ser visitado pelo bispo de Aracaju, Dom José Tomás Gomes da Silva.
Esse surto de progresso foi interrompido quando Lampião iniciou seu
assédio ao povoado. Muitos moradores se mudaram para São Paulo (Frei Paulo) e
Itabaiana. Os que ficaram tiveram de sujeitar-se à condição de coiteiros. As
escolas deixaram de funcionar. Aurelino Guimarães, o subdelegado, que tinha um pequeno
comércio no povoado, tendo de fazer compras em Frei Paulo para reabastecer o
estabelecimento, sofreu vários assaltos na estrada e sua casa comercial foi
saqueada. Desgostoso, mudou-se para Itabaiana. Zezé Melquíades, o homem mais
rico do lugar, vendeu a fazenda a Donana Rego e foi embora também.
Alagadiço nunca mais seria o mesmo.
Até o padre Madeira esteve em apuros. Certo dia, viajando a
cavalo para o povoado Altos Verdes, aonde ia celebrar missa, ao passar pela
fazenda Lagoa Nova, quando parou para abrir a cancela da fazenda foi abordado
pelo bando de Zé Baiano. O vigário protestou:
– O que é isso? Será que não posso mais levar a palavra de Deus neste
sertão? Eu sou o padre Madeira!
Zé Baiano tirou o chapéu de couro e pediu a bênção:
– A bença, seu pade. Me perdoe. Eu nun sabia qui era seu vigaro.
– Está abençoado em nome de Deus, mas procure deixar essa vida criminosa
para que possa salvar a sua alma, rapaz!
O próprio cangaceiro foi abrir a cancela.
O amigo Antônio de Chiquinho
Depois da morte de Lídia, Zé Baiano fixou-se em Alagadiço. Ele viajava
pelos seus domínios, mas seu ponto de referência era Alagadiço. Costumava
acoitar num serrote que até hoje é conhecido como Coito. Viria a ser morto
perto dali, na fazenda Lagoa Nova, em 1936, por cinco rapazes liderados pelo
coiteiro Antônio de Chiquinho.
Antônio de Chiquinho, depois de Zezé Melquíades e Aurelino Guimarães,
era o homem mais importante de Alagadiço. Quando Maurício Ettinger foi
intendente de São Paulo (Frei Paulo), em 1931, Antônio de Chiquinho foi nomeado
comissário do povoado Alagadiço. O comissário municipal tinha a
incumbência de resolver no povoado todos os negócios locais em nome do
intendente – era uma espécie de subintendente.
Antônio de Chiquinho (Alagadiço - Frei Paulo/SE) |
Antônio de Chiquinho (Alagadiço - Frei Paulo/SE) |
Antônio de Chiquinho (Alagadiço - Frei Paulo/SE) |
Muito se especulou na época acerca dos motivos que levaram Antônio de
Chiquinho a matar Zé Baiano, seu amigo do peito. A razão óbvia era a pressão da
polícia, que chegou a prendê-lo três vezes por acoitar cangaceiros. Depois se
veio a saber do interesse de Zé Baiano por uma de suas filhas. Mas fala-se
também das vantagens pecuniárias decorrentes da morte do famoso cangaceiro.
Zé Baiano talvez fosse o mais rico dos cangaceiros, depois de Lampião.
Havia amealhado uma fortuna em dinheiro vivo, ouro e objetos vários. Dizem que
tinha mais de setecentos contos de réis enterrados em garrafões de vidro, em
algum lugar na Serra das Campinas. Não jogava baralho, como os outros, para não
perder dinheiro. Era extremamente sovina. E agiota. Emprestava dinheiro a
fazendeiros de todo o Estado, a senhores de engenho da zona dos canaviais e a
grandes comerciantes de Aracaju. Era bem relacionado. Cansou de ir a Frei Paulo
(ex-São Paulo), disfarçado, onde ficava até altas horas da noite conversando
com grandolas da região. Passeava de automóvel pela cidade na fubica de Gileno
Ferreirinha – que ia buscá-lo em Alagadiço – sem que os moradores desconfiassem
que ali estava o temido cangaceiro. Chegou a assistir ao encerramento da festa
do padroeiro, São Paulo, na praça da igreja em construção, da janela de Sinhá
Dondom, viúva do Tenente Manezinho, na esquina da praça com o Beco do
Mamão. Avalia-se que, por ocasião de sua morte, o total de dinheiro
emprestado, somente a casas comerciais de Aracaju, girava em torno de uns 200
contos de réis.
Quem instruiu Antônio de Chiquinho sobre como proceder para matar Zé
Baiano foi o comerciante Antônio Conrado, que era compadre do coiteiro. Antônio
Conrado de Sousa morava em Aracaju, mas tinha vínculos familiares e
propriedades em Carira. Dois anos antes, a 10 de março de 1934, havia
sido assassinado um tio dele – tio e sogro –, o velho Martinho de Sousa Freire,
dono das fazendas Venturosa e Espinho, nas imediações do povoado Cipó-de-Leite.
Martinho vinha da fazenda Espinho para o Carira acompanhado de seu vaqueiro
Joãozinho de Vítor e mais duas pessoas: o pai e a esposa do vaqueiro. Os
cangaceiros estavam emboscados no oitão da sede da fazenda São Luís, de Janjão
de Tertino. Zé Baiano liberou a mulher do vaqueiro e levou os outros para o
fundo da casa. Os três foram mortos à queima-roupa – cada um recebeu um tiro no
ouvido.
Outra vítima, também em 1934, foi um homem chamado Zé Galdino, dono da
fazenda Cachoeira, na estrada velha de Carira para Bebedouro (Coronel João Sá),
assassinado quando tirava leite no curral.
Em abril de 1936, Zé Baiano matou Pedro Chico, que morava em Fazendinha,
acima de Altos Verdes: como o homem custasse a arranjar certa quantia, os
cangaceiros amarraram-no a um cavalo e puseram o animal para correr, e depois o
fuzilaram.
Atribui-se também a Zé Baiano a morte de 6 pessoas naquele mesmo
ano, na fazenda Bom dos Aires (Buenos Aires). Ele costumava pedir dinheiro a
Dominguinho de Vito, dono da fazenda Boa Vista, vizinha da Chafardona, ao
poente de Monte Alegre. Certo dia, ele mandou Dominguinho fazer umas compras,
porém não lhe deu o dinheiro. Dominguinho foi levar as compras. Cansado de ser
explorado pelo bandido, no mesmo dia ele informou à polícia o local do coito e
ainda serviu de guia à tropa. Porém Zé Baiano, assim que recebeu as encomendas,
mudou de local. Quando a polícia chegou, o lugar estava limpo. Os cangaceiros
estavam acoitados perto e viram tudo. Jurado de morte, Dominguinho fugiu para
Itabaiana. Zé Baiano vingou-se na família do coiteiro. O pai de Dominguinho, o
velho Vito, dono da fazenda Bom dos Aires, nas imediações da Lagoa do Roçado,
foi pego na roça. Os cangaceiros mataram o velho Vito, 4 filhos e um genro.
Conta-se que no caminho de casa o chapéu do velho caiu com o vento e ele queria
pegá-lo. O cangaceiro disse: “Dexe aí. Você nun vai mais pricisá de chapéu”.
“Se acabou-se o home de Segipe”
A rotina era essa: Zé Baiano extorquia dinheiro de uns para emprestar a
outros, a juros.
Na região de Alagadiço, quem mais devia a Zé Baiano era Ioiozinho
Capitinga, dono da fazenda Jiboia. Havia poucos dias, o cangaceiro tinha-lhe
emprestado 20 contos de réis.
Antônio de Chiquinho também devia dinheiro a Zé Baiano. Não se sabe
quanto. Segundo Alcino Costa, estes empréstimos geraram a suspeita de que a
traição do coiteiro tivesse sido motivada por interesses de seus devedores,
entre eles Ioiozinho Capitinga e o próprio Antônio de Chiquinho. “O que se sabe
de real e verdadeiro” – escreveu Alcino Costa – “é que a morte do cangaceiro
chega no momento em que Ioiozinho, por exemplo, mais que depressa se
desfaz de seus burros e compra a maior loja de tecidos de Frei Paulo; tudo
fazendo crer que o dinheiro de Zé Baiano o empurra para o caminho da riqueza.
Muda-se para a capital, Aracaju, aumentando a sua grande fortuna com os lucros
obtidos com a Casa da Seda. Tempos depois, vende a loja de Frei Paulo ao
empregado Justiniano Batista de Oliveira e deixa Sergipe, indo residir no oeste
da Bahia com o ramo da pecuária.”
Alcino Costa prossegue dizendo que Antônio de Chiquinho, que era o homem
da maior confiança de Zé Baiano, fazia de tudo para agradá-lo, promovia bailes
e festas em sua casa. “As reuniões são quase todas na fazenda Baixio; pode-se
dizer que eram festas familiares, tão grande era a afinidade e a intimidade dos
bandidos com aquele povo”. Depois de falar da forma bárbara como o cangaceiro
havia matado sua mulher, Lídia, passando dias amargurado, pois sem dúvida era
apaixonado pela morta, a mais bonita de todas as cangaceiras, o autor
prossegue: “Mas agora o seu coração de homem estava amando. Amava e queria
justamente uma das filhas do amigo Antônio. Moça também bonita, amorenada, alta
e esbelta, cabelos grandes e pele macia. O cangaceiro a cada dia mais deseja
aquela mulher”.
Felipe de Castro vai além, afirmando que Zé Baiano se amancebou com uma
filha de Antônio de Chiquinho, chamada Zefa.
Sujeito destemido, conceituado, Antônio de Chiquinho vivia
incomodado com o futuro de sua filha, uma menina, que corria o risco de ser
arrastada para a perdição sem volta. Juntando tudo, o coiteiro concluiu que
matando Zé Baiano se resolviam três questões: seu problema com a polícia, a
confusão com sua filha e a quitação das dívidas.
Há exageros e equívocos nessas informações. Antônio de Chiquinho não
tinha nenhuma filha chamada Zefa. As filhas de Antônio de Chiquinho chamavam-se
Lindinalva (Lindô), Luísa, Salvelina (Salva) e Avilete. A mais velha era Lindô,
e a mais bonita era Luísa. O interesse do cangaceiro seria por Luísa. Porém os
antigos moradores de Alagadiço não confirmam nada que desabone aquelas moças. O
que havia era muito fuxico, e talvez inveja, pois Zé Baiano era rico e muitas
jovens eram loucas para se arranjar com ele.
Quanto às insinuações envolvendo dinheiro, não se tem notícia se
Ioiozinho Capitinga, Antônio Franco e os grandes devedores ofereceram ou deram
alguma vantagem pecuniária ao coiteiro pelo seu “trabalho”.
Seja como for, uma série de fatores contribuiu para que Antônio de
Chiquinho tomasse a decisão que tomou. Ele vinha sendo vigiado e perseguido
pela polícia. Depois de ser preso duas vezes, ele passou uns tempos escondido
na fazenda de Totonho do Mulungu (Antônio Joaquim de Andrade), foi para a Usina
Central e em seguida para a Usina São José, na Cotinguiba. Quando voltou ao
Alagadiço, foi preso novamente pela volante de Zé Rufino e levado para Carira,
dizendo o comandante que ia enviá-lo para Jeremoabo, na Bahia. Donana, a esposa
de Antônio de Chiquinho, viajou para Laranjeiras a fim de pedir a Zezé do
Pinheiro para interceder pelo marido junto ao governador do Estado. Zezé do
Pinheiro e o coronel Antônio Franco, poderosos usineiros da Cotinguiba,
conseguiram barrar a ida do coiteiro para a Bahia – no último minuto, chegou a
Carira um telegrama do interventor federal ordenando a liberação do preso.
Consta que o plano de eliminação de Zé Baiano foi combinado por Antônio
Conrado com o tenente Afonso Antônio da Mota, que era o comandante das
forças volantes sergipanas. O tenente queria envolver a polícia no plano, mas
Antônio de Chiquinho não concordou – não confiava em macaco.
* * *
Antônio de Chiquinho tinha um pequeno comércio e era marchante. Havia
sido preso pela terceira vez em abril de 1936. Ao ser solto, ele voltou a
Alagadiço disposto a matar Zé Baiano, de acordo com o plano traçado por Antônio
Conrado.
O mais difícil era a escolha de outras pessoas para ajudá-lo, pois Zé
Baiano nunca andava sozinho. Antônio precisava procurar uns quatro ou cinco
amigos da maior confiança, e estes teriam de ser cabras dispostos, que não
fossem se acovardar na hora da verdade. Primeiro pensou em Pedro de Nica, um
sujeito valentão, temido naquelas paragens – ninguém sabe como já não tinha se
tornado cangaceiro. Pensou também em Pedro Guedes, um rapagão enorme, de
24 anos.
A seleção foi mais fácil do que Antônio esperava. Pedro de Nica e Pedro
Guedes disseram que topavam. Os outros escolhidos eram empregados de Antônio de
Chiquinho: Toinho (Antônio de Júlia) e Dedé de Lola, que trabalhavam em sua
fazenda, e Birindim, seu ajudante de marchante.
Escolhidos os companheiros, passou-se a aguardar uma oportunidade
propícia.
* * *
Zé Baiano tinha uma grande e respeitosa estima pela professora Prazeres,
que lecionava na fazenda Altamira, de Antônio de Inês. Ele costumava acoitar
nessa fazenda. No início de junho, Antônio de Chiquinho soube que a Festa de
São João na Altamira ia ser um sucesso. Na zona do Guedes e das Pias só se
falava então no baile da professora. Com certeza Zé Baiano estaria lá. Antônio
de Chiquinho pensou em surpreender Zé Baiano durante a festa. O problema é que
nessas festas costumavam aparecer também os grupos de cangaceiros chefiados por
Zé Sereno e Canário. Não ia dar certo. A coisa teria de ser feita ou antes ou
depois.
Foi quando, no dia 3 de junho de 1936, quarta-feira, Antônio recebeu um
recado de Zé Baiano dizendo que estava precisando de mantimentos, os de costume
– jabá, feijão, farinha, café, sal, açúcar, fumo, rapadura, querosene...
Antônio de Chiquinho decidiu que era chegada a hora. Mas precisava saber
quantos cangaceiros estavam com Zé Baiano. Para verificar isso, enviou Dedé,
numa missão aparentemente inocente: Dedé iria dizer ao cangaceiro que Antônio
de Chiquinho estava custando a levar a encomenda porque vinha sendo vigiado
pela polícia, mas no domingo à tarde, depois da feira, a encomenda seria
entregue, sem falta.
Dedé encontrou Zé Baiano na fazenda Preá. Deu o recado. Notou que ele
estava com apenas dois cangaceiros, Demudado e Chico Peste.
Ao saber que Zé Baiano estava somente com dois cabras, Antônio de
Chiquinho animou-se. Ia ser fácil.
* * *
No domingo, 7 de junho de 1936, Zé Baiano, acompanhado de Demudado,
Chico Peste e um cangaceiro novato chamado Acilino, passou de manhã pela
fazenda Altamira para saber como iam os preparativos para a festa. A professora
Prazeres o recebeu com alegria, disse que ele não poderia faltar e mandasse chamar
também os primos de Poço Redondo. Zé Baiano disse que viria, com certeza, e ia
mandar chamar Zé Sereno e Manoel Moreno. Zé Baiano tinha encomendado
presentes para algumas moças. Só pelo feitio de um vestido tinha pagado 30
mil-réis. Despediu-se da professora e foi para a fazenda Baixio, do amigo
Antônio de Chiquinho.
Antônio de Chiquinho não se encontrava na fazenda porque, sendo domingo,
dia de feira no povoado, ele estava ocupado, pois era marchante. Porém, ao dar
meio-dia, Zé Baiano começou a ficar desconfiado da demora do coiteiro, pois a
feira de Alagadiço terminava antes do meio-dia, Antônio de Chiquinho só matava
um carneiro e um porco, e portanto já devia estar na fazenda. Zé Baiano deixou
um recado para que Antônio de Chiquinho fosse encontrá-lo na fazenda Lagoa Nova
– a Lagoa Nova pertencia justamente a Pedro de Nica, um dos homens que Antônio
de Chiquinho tinha convidado para a melindrosa empreitada.
Antônio de Chiquinho e os companheiros chegaram ao Baixio logo depois
com as encomendas. Ao tomarem conhecimento de que os cangaceiros tinham ido
para a Lagoa Nova, rumaram para lá. Conheciam o esconderijo, que ficava não
muito longe da estrada, a meia légua do Baixio.
Antônio ia um pouco apreensivo. Desde que fora preso, nunca mais tinha se
encontrado com Zé Baiano.
Além dos mantimentos, os coiteiros levavam também uma pá e uma picareta.
Perto da Lagoa Nova, esconderam as ferramentas no mato. Apenas Antônio de
Chiquinho ia armado – portava um parabelo. Dedé levava um facão metido na bainha,
preso na cintura.
Deixaram a estrada e seguiram por uma vereda do gado. Logo adiante,
avistaram os cangaceiros, sentados no chão, debaixo de umas baraúnas. Zé Baiano
e seu cangaceiro de confiança, Demudado, vieram ao encontro dos coiteiros. Zé
Baiano estava aborrecido com a demora. Antônio justificou-se explicando que
seus passos estavam sendo vigiados, tinha sido preso...
– Não, Antonho, você nun tem discupa, andou munto má!
Demudado emendou:
– Cuma é qui você fais nóis isperá nun sei quantos dia? Tá pensano o
quê? E pere aí: pur qui é qui aquele cabra tá cum um facão?
Dito isto, Demudado tomou o facão de Dedé e deu-lhe uns safanões,
segurando-o pela abertura da camisa, chegando a rasgar a jabiraca que o
coiteiro usava no pescoço. Zé Baiano também queria saber para que Dedé queria o
facão.
Dedé explicou que era carreiro e precisava tirar uns paus a fim de fazer
uns canzis e fueiros para o carro de bois. A resposta não convenceu Demudado,
que objetou:
– Mais qui mintira é essa, cabra? Hoje é dumingo... Ninguém trabaia no
dumingo! Nun é pecado?
– Cortá ũas varinha nun é trabaio... – justificou-se Dedé.
Antônio de Chiquinho contemporizou:
– Voceis tão fazeno ũa tempestade num copo d’água. Pra qui diabo
serve um facão? Acho qui Demudado nun pricisava dismoralizá o meu carrero...
– Nóis nun gosta de vê coitero armado! – disse Zé Baiano.
– Apois eu tou armado – avisou Antônio de Chiquinho. – Tou cum meu
parabelo.
– Ora, Antonho, você é meu amigo! Você pode! Agora, me diga ũa coisa:
qui diabo tá haveno hoje, Antonho? Pur que você veio cum tantos home?
– Oxente! E cuma era qui eu pudia trazê essas coisa toda sozim? Eu nun
sou jegue não... Eles viero pra me ajudá...
– Hum! Já vi você sozim carregá munto mais coisas, Antonho!
– É qui eu tou ficano véio... – brincou Antônio de Chiquinho.
Todos riram. Zé Baiano conformou-se. Estava entre amigos. Conhecia Pedro
Guedes, Toinho e Birindim. Só nunca tinha visto Pedro de Nica. Perguntou quem
era. Antônio de Chiquinho respondeu que Pedro de Nica era justamente o dono
daquele lugar onde eles estavam, e era gente de confiança, tinha vindo para
ajudar. Zé Baiano comentou:
– É... cabra forte... dava um bom cangacero...
Antônio de Chiquinho aproveitou a oportunidade e observou, meio
desinteressadamente:
– Tou notano qui você tá cum um cabra novo. Eu só cunheço Demudado e
Chico Peste. Quem é o outo?
Zé Baiano respondeu que o novato se chamava Acilino. Era da fazenda
Pulgas, ao lado das Cotias, na zona do Gameleiro. Tinha ingressado no bando no
dia anterior. Parente de Chico Peste, nascido e criado no Bandeira.
Passados aqueles momentos de tensão, todos relaxaram. Antônio de
Chiquinho mandou que os companheiros acendessem o fogo, pois ele tinha trazido
uma buchada de carneiro já pronta, bastava esquentar. Tinha trazido também três
litros de conhaque.
O plano era este: embriagar os cangaceiros para facilitar o ataque;
Antônio de Chiquinho seguraria Zé Baiano, Toinho e Birindim pegariam Demudado,
e Dedé de Lola ficaria com Chico Peste; bastava agarrá-los, para que Pedro
Guedes e Pedro de Nica, que ficavam sobrando, pudessem matá-los. O problema é
que encontraram um cangaceiro a mais. Enquanto acendiam o fogo, numa trempe de
pedras, Antônio de Chiquinho falou baixo para os companheiros:
– Tem nada não. Pedo Guede ajuda Toinho, e Birindim fica cum o
discunhicido. Pedo de Nica mata tudo sozim.
Alegando que estava fazendo muito calor, Antônio de Chiquinho tirou a
jabiraca do pescoço e depois a camisa. Lutar sem camisa era mais fácil. Tirou
também o parabelo e colocou-o ao pé de uma árvore. Como haviam combinado, os
companheiros também se queixaram do calor e tiraram suas camisas.
Antônio de Chiquinho abriu um litro de conhaque e foi o primeiro a tomar
um trago, para mostrar que a bebida não tinha veneno. A garrafa foi passando de
mão em mão, cada um despejando a bebida na boca diretamente do gargalo, pois
não havia copos ou canecos.
Só Zé Baiano não bebeu:
– Quero não. Bibida é coisa de gente rũim...
Quando a buchada começou a ferver, Antônio de Chiquinho tirou a panela
do fogo, preparou o pirão e fez um molho com bastante pimenta. Cada homem
encheu o seu prato. Sentaram-se nas sombras das árvores e foram comer. A essa
altura, já estavam no segundo ou terceiro litro de conhaque. A bebida aumentava
o apetite. Comiam com ganância, mastigando forte, como bichos. E haja conhaque.
O fato de Zé Baiano se manter sóbrio não era problema para Antônio de
Chiquinho, porque, apesar de Zé Baiano ser um homem grandalhão e corpulento,
não tinha força no braço direito, em virtude de um ferimento recebido tempos
atrás.
Quando terminaram de comer, alguns se deitaram no chão para dormir.
Outros continuaram sentados, proseando, contando lambanças, como era de
costume. Zé Baiano mostrou a Antônio de Chiquinho um lindo punhal com
incrustações de ouro,sendo o cabo e a bainha de prata, uma verdadeira obra de
arte, presente de Lampião.
Conversa vai, conversa vem, Antônio de Chiquinho começou a cantar uma
musiquinha que estava na moda, cuja letra tinha um trecho mais ou menos assim:
“Ajoelha, Marica! / Mulher comprida / De cabeça seca. / Já soube / que estou
nos braços de Marinete?”. Tinha sido combinado que esta seria a senha para o
ataque. Antônio de Chiquinho pôs-se de pé e continuou cantando a musiquinha
meio desafinado. Chico Peste, completamente bêbado, esparramou-se debaixo de um
pé de esporão-de-galo e fechou os olhos. Os coiteiros aguardavam impacientes o
momento em que seriam cantados os versos da senha combinada. No ponto certo,
Antônio de Chiquinho caprichou na letra:
– Ajueia, Marica, muié cumprida, de cabeça seca, já soube qui tou nos
braço de Marinete?
E aí o mundo fechou. Antônio de Chiquinho e Pedro de Nica voaram em cima
de Zé Baiano, ao tempo em que Pedro Guedes e Toinho se atracavam com Demudado,
enquanto Birindim se engalfinhava com Acilino, e Dedé pegava Chico Peste.
Parecia uma briga de touros. Tendo ajudado Pedro Guedes a dominar
Demudado, Toinho deu uma cacetada em Chico Peste, que conseguira
desvencilhar-se de Dedé. Dedé correu para pegar o facão, e Chico Peste
precipitou-se atrás dele, com o punhal na mão. Toinho gritou:
– Coidado, Dedé!
Dedé voltou-se, brandiu o facão, golpeando o cangaceiro no pescoço.
Chico Peste caiu, e Dedé deu-lhe mais três facãozadas, acabando de matá-lo.
Correu em seguida para socorrer Birindim, que estava atracado no chão com
Acilino, e enfiou o punhal no cabra, à altura do tórax.
Toinho e Pedro Guedes estavam tendo dificuldades com Demudado. Pedro de
Nica deixou Zé Baiano com Antônio de Chiquinho e foi socorrer os companheiros.
Toinho aplicou quatro punhaladas em Demudado. Pedro Guedes deu um empurrão, e
Demudado caiu, se estrebuchando, arrastando-se, tentando alcançar o fuzil.
Pedro de Nica acabou de matá-lo, enfiando-lhe o punhal bem na veia do pescoço.
Antônio de Chiquinho havia dominado por completo Zé Baiano, já que o
cabra só tinha força no braço esquerdo, pois o direito só servia para manejar o
fuzil, era meio dormente. O cangaceiro esbatia-se no chão, esperneava-se,
urrando como uma fera no laço, com Antônio de Chiquinho montado sobre ele,
ajudado agora pelos companheiros. A camisa de Zé Baiano estava toda rasgada. A
luta tinha sido terrível, e o cangaceiro, cansado, aflito, molhado de suor, aos
berros, subjugado pelos coiteiros, implorava que o soltassem, prometendo que
nada de mal faria a eles, lhes daria o tudo o que tinha.
– Cadê o seu dinhero?! – perguntou Antônio de Chiquinho.
– Tá tudo nos meus bolso. Tem uns seis conto e pouco.
– Só? E o resto? Onde tá o resto?!
– Nun tenho mais aqui purque meus dinhero tão imprestado.
– Deixem ele ficá im pé – disse Antônio de Chiquinho aos companheiros. –
Vamo fazê um trato, Zé Baiano. Se você diché os nome de todo mundo pra quem
você imprestou dinhero e quanto imprestou a cada um nóis lhe sorta.
– Eu imprestei esta sumana vinte conto a Ioiozinho Capitinga e mais
vinte a outos fazendero.
– Diga os nome – ordenou Antônio de Chiquinho –. Eu quero qui você diga
o nome de um pur um, e quanto foi qui imprestou.
O cangaceiro passou a citar nomes e valores. Era muita gente. Uma
fortuna.
Antônio de Chiquinho fez uma proposta aos companheiros:
– Vamo prendê ele num quarto bem fechado qui eu tenho na mĩa casa, nóis
fais ele ficá sem roupa e obriga ele a iscrevê ũas carta pros fazendero, e
daqui uns vinte ou trinta dia nóis mata ele...
Pedro de Nica deu sinal de que concordava com a proposta. Zé Baiano viu
ali uma forma de ganhar tempo. Prometeu:
– Amanhã vou recebê setenta conto e dou tudo a voceis. Me sortem!... Me
sortem!... Pelo amô de Nossa Sinhora, me sortem!...
Então Pedro Guedes se postou na frente do cabra e disse:
– Ô seu peste, cê tá lembrado da morte de Moisés, fio de Cazuza Paulo?
Cê teve pena dele, quando sangrou o rapais sem nĩhum mutivo?
– Eu tenho munto dinhero! Dou tudo a voceis! Vou dexá voceis rico! Eu
prometo qui vou simbora daqui pra bem longe, dexo o cangaço! Antonho, pelo amô
de Nossa Sinhora, me sarve! Se alembre de nossa amizade! Quano foi qui eu lhe
fartei cum a palava? Pelo amô de Deus, Antonho, nun me mate!...
Antônio de Chiquinho era um homem bom. Seu coração amoleceu ante os
rogos do amigo. Estava propenso a soltá-lo. Ponderou:
– Nóis pudia dexá esse cabra ir simbora...
– Nada disso! – gritou Pedro Guedes.
E, antes que Antônio de Chiquinho tomasse qualquer atitude maluca, Pedro
Guedes aplicou uma punhalada no cangaceiro, e Birindim, outra, ambas na
clavícula. Zé Baiano, ao cair, gemeu, dizendo:
– Matou-me agora...
O cangaceiro tentou levantar-se, mas Pedro de Nica e Dedé o seguraram
pelas pernas e o atiraram de novo ao chão, enquanto Birindim lhe aplicava
várias punhaladas no peito. Em seus estertores, ofegando, de olhos
esbugalhados, Zé Baiano murmurou:
– Se acabou-se o home de Segipe...
Foram estas suas últimas palavras, pois logo em seguida recebeu mais
duas punhaladas de Birindim. Pedro Guedes pegou o facão de Dedé e cortou o
pescoço do cangaceiro.
A luta durara cerca de 5 minutos. Em toda parte, a terra estava
revolvida, o mato estava amassado, e sentia-se um cheiro de sangue
insuportável.
Eram 4 horas da tarde do dia 7 de junho de 1936.
Grupo de civis responsável pela morte de Zé Baiano e seus comandados. |
Os matadores diziam que em dinheiro só encontraram nos bolsos de Zé
Baiano pouco mais de seis contos, informação esta pouco confiável. Além do
dinheiro, eles recolheram 3 rifles, vários punhais, sendo um com cabo e bainha
de prata, um parabelo e outras pistolas e revólveres, muita munição e diversos
artefatos de ouro. Porém isto é o que foi declarado oficialmente.
Falta muita coisa nessa relação. A bandoleira do fuzil de Zé Baiano era
toda enfeitada de moedas de ouro. Seu chapéu tinha 65 medalhas de ouro na
testeira e duas alianças na barbela. Isso tudo sumiu. Na relação dos bens
apresentados às autoridades não constam os bornais dos cangaceiros. Ora, era
nos bornais que os cangaceiros carregavam seus pertences de valor, especialmente
dinheiro. Cada cangaceiro costumava portar quatro bornais. Falou-se que em vez
dos 6 contos e quebrados que foram declarados, somente de Zé Baiano os
matadores se apossaram de mais de 25 contos de réis.
Os quatro corpos foram enterrados num formigueiro, onde a terra era
fácil de ser cavada.
Corpos dos cangaceiros Zé Baiano, Demudado, Acelino, Chico Peste em registro fotográfico realizado após a exumação dos corpos. Destaque para a cabeça decepada de Zé Baiano sob o seu corpo. |
Corpo do cangaceiro Zé Baiano após a exumação e em estado avançado de decomposição. |
Cabeça (Crânio) de Zé Baiano. |
Corpo de um dos companheiros de cangaço de Zé Baiano |
Corpo de outro cangaceiro integrante do subgrupo do bando Zé Baiano. |
Terminado tudo, sujos de barro e sangue, os coiteiros limparam-se
com o que sobrou do conhaque. A caminho do povoado, passaram por um tanque e se
lavaram bem. Só à noite voltaram para casa. Os objetos dos cangaceiros foram
guardados na casa da mãe de Birindim.
Combinaram guardar segredo, porque temiam o que poderia vir a acontecer
quando Lampião soubesse do fato. Não só Lampião, mas também, e principalmente,
Zé Sereno e Manoel Moreno, primos de Zé Baiano.
Sigilo suspeito
Zé Sereno, Diferente, Canário e Delicado tinham sido convidados por Zé
Baiano para o São João da professora na fazenda Altamira, mas, como de costume,
ficaram aguardando a confirmação, pois cangaceiro não fazia plano para o
futuro, tudo era decidido na hora. Chegou o dia da festa, e nada de receberem o
recado tão esperado. Desconfiados, não foram. Passaram o São João nas Capoeiras
de Julião, em Poço Redondo.
A Festa de São João foi uma maravilha nas fazendas Altamira e São
Mateus. Os sanfoneiros tocaram até o dia amanhecer, enquanto o foguetório
rasgava o céu do sertão.
Em Alagadiço, Antônio de Chiquinho e os cinco companheiros resolveram
comemorar a façanha, mas sem dizer a ninguém o que estavam comemorando. Fizeram
uma fogueira na frente da igreja, para espantar o frio, e começaram a soltar
foguetes, bebendo cachaça e assando milho verde nas labaredas. Logo começou a
juntar gente. Vieram os tocadores de gaitas e zabumba. Moças e rapazes
começaram a dançar. De repente, o furdunço improvisado se transformou na Festa
de São João mais animada que já houve no povoado. Ninguém dormiu em Alagadiço
naquela noite. Até os velhos saíram de suas casas para ver o que estava
acontecendo.
Todo mundo sabia que Antônio de Chiquinho e os amigos gostavam de farra,
mas daquela vez eles saíram das medidas. Só a mãe de Birindim era sabedora do
motivo daquela comemoração. A velha terminou contando o fato a uma filha, mas
pediu segredo. A filha, por sua vez, contou ao marido, Jovino Pereira, e,
claro, também pediu segredo. Depois de beber umas quatro cachaças, Jovino
Pereira ficou soltando fogo pelas ventas. Lá pelas tantas, um sujeito da
fazenda São Mateus comentou:
– É, a festa tá boa mais eu vou pra casa, purque Zé Baiano pode chegá
aqui a quarqué hora e bota nóis pra dançá nu...
Jovino, bêbado, soltou a língua:
– Mais cuma, home, se Zé Baiano tá morto e interrado? Tem mais de quinze
dia qui Antonho de Chiquim matou ele...
– Antonho de Chiquim matou quem?! – perguntou Laurindo Gomes, dono da
fazenda Cachoeira, que estava de orelha em pé, desconfiando daquela
comemoração.
Jovino repetiu, e foi além:
– Zé Baiano tá morto e interrado na fazenda Lagoa Nova. Foi matado pur
Antonho de Chiquim, Pedo Guede, Pedo de Nica, Toinho, Dedé e Birindim!...
Pronto, acabou-se a festa.
Em plena noite, dois fazendeiros, Chiquinho das Aroeiras e Antônio
Campinas, foram com uns candeeiros ao local indicado e lá constataram: tinha
uma coisa enterrada num formigueiro.
O fato foi comunicado ao delegado de São Paulo, Germino Góis. O sargento
Epaminondas telegrafou para a capital e foi dar uma olhada no local da chacina.
Exumação e reconhecimento dos corpos
Em Aracaju, os homens do governo puseram
as mãos na cabeça: quando Lampião soubesse ia arrasar
Sergipe. Como havia dúvida quanto à veracidade
da morte de Zé Baiano, mandaram exumar os corpos.
O próprio chefe de polícia do Estado, Osvaldo Nunes dos Santos, que era
major do Exército, deslocou-se no dia 26 de junho até Alagadiço, levando o
médico legista Dr. Carlos Meneses, peritos, jornalistas, fotógrafo e uma
formidável escolta da Polícia Militar.
A essa comitiva juntaram-se muitos moradores de São Paulo. Em pleno
inverno, muita chuva, a estrada era um atoleiro só. De Alagadiço para a Lagoa
Nova todo mundo foi a pé. O local da luta ficou apinhado de curiosos. Todo mundo
queria ver o desenterramento dos cangaceiros. Tinha gente até de Itabaiana.
A exumação dos corpos foi feita no dia 26 de junho de 1936 – 19 dias
depois das mortes.
A cova era rasa, e logo a picareta trouxe a descoberto uma cabeça. Os
corpos estavam amontoados uns sobre os outros. O coveiro levantou a cabeça
pelos cabelos. Antônio de Chiquinho informou:
– Essa cabeça é de Zé Baiano. Os outo nóis nun cortou as cabeça não.
Quando retiraram o primeiro corpo, que não estava degolado, Antônio de Chiquinho
disse:
– Esse aí é Acilino. Zé Baiano vai sê o úrtimo, tá pur baxo de todos.
O segundo corpo era o de Chico Peste. Depois, o de Demudado. E de fato
Zé Baiano estava embaixo de todos. O médico mandou que tirassem as roupas de
mescla azul dos cadáveres e jogassem água para remover a lama dos corpos. As
roupas tiveram de ser cortadas de facão, pois os corpos tinham inchado.
O ar era quase irrespirável, apesar da água-de-colônia e outros perfumes e
desinfetantes que as pessoas usavam a fim de assistir aos trabalhos.
Para ajudar na identificação dos corpos, haviam mandado chamar várias
pessoas que conheciam os cangaceiros. Trouxeram inclusive Marcionílio Soares,
de Carira, que apesar de ser o subdelegado daquele povoado era um notório
coiteiro de Lampião. Os corpos estavam tumefatos, nem pareciam gente. Porém
Marcionílio foi preciso:
– A cabeça de Zé Baiano é esta aqui. Ói a faia no dente. O corpo dele é
o grandão. Cortaro a cabeça dele. E esse aqui eu acho qui é de Demudado. Os
outo eu nun cunheço.
O médico legista começou a fazer as devidas anotações em sua prancheta:
faltava na boca de Zé Baiano o incisivo mediano direito superior; seu corpo...
Marcionílio afastou-se, engulhando. Nem o diabo aguentava o fedor.
O corpos foram fotografados de um a um pelo fotógrafo Artur Alves Costa.
Foi batida uma chapa da cabeça de Zé Baiano, e outra de seu corpo estendido no
chão com a cabeça equilibrada sobre ele. Por fim, o médico ordenou o batimento
de uma chapa dos corpos em conjunto.
Terminada a perícia, os corpos foram recompostos e inumados no mesmo
local.
A volante de Antônio de Chiquinho
Os homens que mataram Zé Baiano foram levados para Aracaju a fim de
prestar depoimentos e contar à imprensa o incrível feito. Lá, ficaram 8 dias na
residência do comerciante Antônio Conrado. O governador do Estado, Eronides de
Carvalho, que era amigo de Lampião, fez um arremedo de comemoração pela vitória
dos valentes homens de Alagadiço e mandou dar-lhes um prêmio de 9 contos de
réis – recompensa pífia, já que teria de ser dividida por seis.
Depois disso, Antônio de Chiquinho e os companheiros foram chamados mais
duas vezes à capital. Temendo-se que quando Lampião soubesse do fato destruísse
Alagadiço, foi constituída uma volante com 15 rapazes do próprio povoado, tendo
como comandante Antônio de Chiquinho. Cada componente da volante ganhava 118
mil-réis por mês. Antônio de Chiquinho fez furos nas paredes de sua casa, para
olhar o que se passava na rua sem precisar abrir porta ou janela, e pelos quais
podia atirar. Ele chamava sua casa de “fortaleza”. Mandou cavar trincheiras nos
caminhos de acesso a Alagadiço, onde os rapazes da volante e os próprios
moradores se revezavam, dia e noite, para resistir a um eventual ataque. O
povoado vivia em clima de guerra.
Antônio de Chiquinho em tempos pós cangaço. |
A existência dessa volante foi breve – no ano seguinte o governador
mandou desarmar Antônio de Chiquinho e seus companheiros, acusados de desordens
e bebedeiras, sem nenhum resultado prático. O jornal Correio de Aracaju considerou
uma iniquidade a atitude do governo, e publicou uma carta de Antônio de
Chiquinho em que ele rebatia os insultos à sua moral e refutava as acusações de
que sua tropa andava embriagada, observando que havia poucos dias o coronel
Liberato tinha louvado a conduta de sua volante.
A notícia chega ao coito do Craibeiro
Lampião passou a noite de São João de 1936 num coito no Riacho
Craibeiro, abaixo de Poço Redondo. A festa emendou a noite com o dia, sem
parar. Foi quando chegou um coiteiro de Alagadiço com uma carta, informando que
tinham matado Zé Baiano e três cabras.
Ao ler a carta, Lampião mandou parar a festa. Chamou Zé Sereno e Manoel
Moreno e deu-lhes a notícia.
Zé Sereno ouviu a história, baixou a cabeça e comentou:
– Eu tou triste nun é só pela perda do meu primo, mais tamém pela
traição de um amigo. Nun posso cumprendê cumo um home de cunfiança cumo Antonho
de Chiquinho pôde fazê ũa coisa dessa, matano um home qui era cumo se fosse
irmão dele...
– Apois é... – concordou Lampião. – Os cangacero de verdade tão se
acabano... E nun inziste mais amigo cumo antigamente. Só farta agora eu sê
traído pelo coroné Antonho Caxero ou pur João Maria da Serra Nega...
Lampião mandou que Manoel Moreno, Zabelê e Diferente fossem apurar o que
aconteceu. No dia 29 de junho, eles estiveram na cova de Zé Baiano.
Veneno, foice e fuga para Goiás
Segundo Felipe de Castro, Zé Baiano e seus companheiros teriam sido
mortos com uma feijoada envenenada.
Estácio de Lima escreveu que os cangaceiros foram mortos dormindo, a
golpes de foice e machado.
Há outra versão segundo a qual a história contada pelos coiteiros era
tudo mentira, tendo Zé Baiano escapado vivo e fugido para Goiás, destino de
todos os fugitivos àquele tempo, sendo morto em seu lugar um sósia dele. Os
matadores teriam custado a comunicar o fato às autoridades justamente para que
os corpos apodrecessem e não fosse possível a identificação. A exumação dos
corpos foi feita 19 dias depois das mortes. Em lugar de Zé Baiano teriam matado
um sujeito de quase igual porte e catadura, sósia dele.
O pesquisador Antonio Amaury Corrêa de Araújo, que se tornou amigo de Zé
Sereno, Criança e outros ex-cangaceiros, tendo inclusive hospedado em sua
casa em São Paulo por mais de cinco meses a legendária Dadá, viúva de
Corisco, afirma que essa versão lhe “foi narrada por Dadá e particularmente
aceita pelo primo da vítima, Zé Sereno e outros antigos companheiros”.
Amaury considera que, embora não haja provas, é possível que tal versão
seja verdadeira, dadas certas coincidências e circunstâncias que cercam o caso.
Os matadores eram coiteiros de Zé Baiano, o mais rico dos cangaceiros. O
próprio Antônio de Chiquinho acenara-lhe com a possibilidade de escapar, rico e
incógnito, das garras dos inimigos e das malhas da lei. Como para viajar Zé
Baiano precisava de uma roupa decente, no início de maio Antônio de Chiquinho
pediu a um alfaiate que fosse à sua casa a fim de tirar as medidas do
cangaceiro para fazer um terno. A roupa ficou pronta em quinze dias. Havia nas
vizinhanças um caboclo chamado Acilino que vivia só com a mãe viúva. Quem o
conheceu dizia que esse rapaz tinha a mesma altura e a mesma cor de Zé Baiano.
Na noite de 6 de julho, véspera da “morte” de Zé Baiano, o cangaceiro esteve na
casa da viúva e levou Acilino consigo.
Dadá disse a Amaury que chegara a conhecer Acilino e confirmou sua
semelhança física com Zé Baiano. E mais: Dadá revelou que quando soube dessa
história esteve com a mãe de Acilino, que, chorando muito, lhe disse que Zé
Baiano tinha levado o rapaz para morrer.
Zé Baiano e Antônio de Chiquinho haviam marcado uma fatada para o dia
seguinte. Zé Baiano embriagou os próprios companheiros e ajudou a matá-los.
Acilino foi vestido com as roupas de Zé Baiano. Tiraram ou quebraram um
incisivo central superior para propiciar o “reconhecimento”. Foi morto também
outro indivíduo, de identidade ignorada. Zé Baiano combinou com Antônio de
Chiquinho para somente espalhar a notícia do fato muitos dias depois. Teria
sido por isso que os corpos somente foram exumados 19 dias depois da chacina.
Culminando a farsa, o reconhecimento de Zé Baiano foi feito pelos próprios
coiteiros. E o mais curioso é que os corpos foram reconhecidos apesar de
estarem em adiantado estado de putrefação... Zé Baiano teria vivido algum tempo
na região de Poços de Caldas, Minas Gerais, e depois foi dono de um restaurante
na capital paulista.
A ronqueira
Embora Lampião procurasse restabelecer o equilíbrio de antes, as coisas
não iam bem. Sergipe já não era mais o refúgio que fora tempos atrás. Apesar de
a polícia sergipana fazer corpo mole, as autoridades não tinham controle sobre
as volantes dos outros Estados. As volantes de Zé Rufino e Odilon Flor
revezavam-se em Carira, Alagadiço, Poço Redondo e Canindé.
No dia 2 de setembro de 1936, três meses depois da morte de Zé Baiano,
Lampião esteve no local da chacina. Pretendia invadir o povoado, dizendo que
não ia deixar ninguém vivo, mas foi informado de que o povoado estava cercado
de trincheiras. Considerou que não valia a pena correr o risco de invadir
Alagadiço só por vingança. Todo o bando de Zé Baiano havia sido morto. Vingança
não traria de volta o amigo. Maria Bonita ainda não havia se recuperado
inteiramente do ferimento sofrido em Pernambuco. Além do mais, parece
que havia um canhão em Alagadiço. Da Lagoa Nova, escutava-se o
estampido.
É que Antônio de Chiquinho tinha mandado fazer uma arma estranha, que
ele disparava de vez em quando, fazendo um barulho assustador. O canhão de
Alagadiço era na verdade uma ronqueira – apesar do estrondo ensurdecedor, era
totalmente inofensiva.
Lampião rezou um terço junto à cova. Estava acompanhado de mais de 30
cangaceiros, entre homens e mulheres. O bando acampou no pé da Serra do Saco.
No dia seguinte, tomou a estrada de Carira, porém adiante dobrou à esquerda, no
rumo de Pinhão.
Na noite de 3 para 4 de setembro, em Paripiranga e arredores, houve
saques e espancamentos.
Nas caatingas de Sítio do Quinto e Guloso havia muitos coiteiros, pois
ali era o “feudo” do cangaceiro Ângelo Roque. Lugar bom para descansar uns
dias.
Fonte: Livro "Lampião - A raposa das caatingas" de José Bezerra Lima Irmão.
Geraldo Antônio de Souza Júnior
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