Seguidores:

sexta-feira, 27 de março de 2020

LOCALIZADA UMA SUPOSTA FILHA DE LAMPIÃO... AINDA VIVA.

Pensei e repensei muito antes de publicar essa matéria por estar ciente da repercussão e da enorme quantidade de críticas que certamente virão após a sua exibição. Alguns “baterão o martelo” e formarão opiniões antes mesmo de conhecer a fundo a história de dona Luzinete José dos Santos “Dona Luzia”.

Segundo informações de familiares da dona Luzia, nome que se acredita ter sido escolhido por Lampião e com o qual ela foi inicialmente registrada, nasceu no dia 13 de dezembro de 1925, dia de Santa Luzia, santa da devoção do cangaceiro-mor. Dona Luzia teria nascido de uma relação amorosa entre Lampião e uma índia da tribo dos Cariris habitantes da região de Palmeira dos Índios no estado de Alagoas, índia essa que após ter sido retirada do convívio tribal por Lampião, foi batizada e passou a se chamar Cristina Maria da Conceição, nome dado por religiosos.

Cristina Maria da Conceição, mãe de Luzia, após o distanciamento e a ausência de Lampião e certamente com o consentimento deste, passou a conviver maritalmente com Antônio José da Silva e juntos criaram Luzia e outras quatro crianças que acreditam serem originárias do cangaço, por terem suas paternidades desconhecidas. Rosélia Belo dos Santos, filha de dona Luzia, afirma que todas essas crianças eram sustentadas com o dinheiro que era enviado por Lampião, que por vez ou outra aparecia para visitar sua mãe.

No ambiente familiar todos sempre desconfiaram da relação de dona Luzia com Lampião devido aos comentários que ela sempre fazia, tendo inclusive em algumas ocasiões, levada pela emoção, se declarado filha de Lampião, assunto que os familiares nunca levaram a sério. Ainda segundo sua filha, dona Luzia sempre evitou falar abertamente sobre o assunto certamente por temer algum tipo de atentado devido às ações violentas de seu suposto pai.

Outro fato que marcou a vida de dona Luzia aconteceu em julho de 1938 quando ela foi levada por sua madrinha para ver as cabeças dos cangaceiros mortos em Angico, fato que a trouxe pesadelos e traumas durante toda sua vida e hoje com idade avançada esses traumas e pesadelos tem se intensificado e o assunto tem sido comentado com maior frequência e insistência por parte de dona Luzia, algo que tem causado incômodo aos familiares que buscam um contato com familiares de Lampião para realizarem um exame de DNA, para sanar de uma vez por todas essa dúvida que tanto tem angustiado os familiares de dona Luzia.

Em um curto espaço de tempo estarei postando no canal CANGAÇOLOGIA (YouTube) os depoimentos de dona Luzia, que apesar da dificuldade em se expressar devido à idade avançada responde aos questionamentos, e de sua filha Rosélia Belo dos Santos que gentilmente me concedeu a informação e depoimentos e a quem deixo meus agradecimentos.

Seria realmente dona Luzia filha de Lampião ou tudo não passa de um grande equívoco?

Esperamos todos termos essa resposta em breve.

Observação: Dona Luzia teve seu nome e ano de nascimento alterados no decorrer de sua vida, segundo informações. Fato que será explicado no documentário que será exibido no canal.

Geraldo Antônio De Souza Júnior – Criador e administrador do Blog e C
anal Cangaçologia “YouTube”.

Luzinete José dos Santos "Luzia".

Luzinete José dos Santos "Luzia".


2 comentários:

  1. Não afirmo q ela seja filha do capitão ,o q afirmo é participei de algumas pesquisas junto a pessoas do convívio do cangaço é ele teve outros filhos ,inclusive com Maria bonita e os outros foram sempre entregues pra familiares e amigos para serem criados como foi o caso de expedita que foi primeiro criada pélo um amigo é quando foi descoberto ele teve q assumir é João terminou de criar é q nas pesquisa ele gerou outros filhos com outras mulheres

    ResponderExcluir