Seguidores:

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

CHEGADA DA "BOTIJA".

HOJE O MEU AGRADECIMENTO MAIS QUE ESPECIAL VAI PARA... 

... o meu amigo e irmão camarada Sandro Lee (Paulo Afonso/BA), pela amizade e consideração e pelo "presentaço" de Natal que recebi no dia de ontem (22/12/2018). São peças ligadas a história cangaceira. 

Peças que de alguma forma possuem ligação com a passagem de Lampião e seus Cabras pelo município de Paulo Afonso/BA e adjacências e que de agora em diante farão parte do meu modesto acervo particular e serão preservadas e receberão os devidos cuidados até um dia serem doadas para uma instituição séria e que realmente tenha respeito e comprometimento com a história cangaceira. Até lá permanecerão sob meu domínio e cuidados. 

Abaixo a relação das peças para que vocês possam analisar com maior clareza: 

01 - Máquina de costura que pertenceu ao casal Pedro Gomes de Sá e Santina Gomes de Sá, pais da cangaceira Durvinha que foi inicialemente companheira do cangaceiro Virginio Fortunato da Silva "Moderno" e após a morte desse passou a ser companheira do também cangaceiro Moreno "Antônio Ignácio da Silva", com o qual viveu até o fim da vida. 

02 - Parte de um banco rústico de madeira encontrado na casa de Lídia Pereira, companheira do cangaceiro Zé Baiano, morta pelo companheiro após terem descoberto um caso extraconjugal que ela mantinha com outro cangaceiro chamado Ademórcio e conhecido no mundo do cangaço como "Bem-Te-Vi". Apontada pelos remanescentes da época como uma das mais belas mulheres a fazerem parte do cangaço lampiônico. 

03 - Pedra encontrada na Grota do Angico, local da morte de Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um soldado Volante. Fato ocorrido no dia 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, localizada na antiga Fazenda Forquilha, atual Angico, a época pertencente ao município sergipano de Porto da Folha, atualmente anexada ao município de Poço Redondo/SE. 

04 - Cápsulas de balas de fuzil datadas das primeiras décadas do século passado que foram encontradas na Fazenda do Touro, região da Baixa do Boi (Paulo Afonso/BA), onde ocorreu no dia 24 de maio de 1931 um feroz tiroteio entre o bando de Lampião e a Volante do Tenente Arsênio Alves de Sousa. Nesse combate foram mortos, ao que consta, dezenove soldados e o cangaceiro Ezequiel Ferreira da Silva irmão caçula de Lampião. 

05 - Arreio encontrado nos escombros da casa da cangaceira Lídia de Zé Baiano. 

06 - Arreio encontrado nos escombros da casa da cangaceira Lídia de Zé Baiano. 

07 - Ferradura que pertenceu a família Ferreira. Segundo o senhor Luiz de Cazuza, sobrinho de Zé Saturnino primeiro inimigo de Lampião, morador da região da Serra Vermelha (Serra Talhada/PE), essa ferradura pertenceu aos "Ferreiras", ou seja, à família de Lampião. 

08 - Tabaqueiro que pertenceu ao senhor "Pereira" (José Luiz Pereira), pai da cangaceira Lídia companheira do cangaceiro Zé Baiano. Os tabaqueiros eram produzidos a partir de chifres de animais ou madeira e eram utilizados para armazenar fumo de rolo torrado. O fumo de rolo em pó é ainda nos dias atuais utilizado pelos sertanejos, aspirado através das narinas. 

09 - Moedas encontradas enterradas em uma botija que foi encontrada na casa do senhor Simplício Teodoro, antigo coiteiro de Lampião na região de Paulo Afonso/BA. 

10 - Cartucheira que pertenceu ao Grupo Folclórico "Cangaceiros de Paulo Afonso" (Paulo Afonso/BA) e cápsulas de balas de fuzil encontradas na Fazenda Tanque do Touro (Lagoa do Mel), local onde ocorreu no dia 24 de maio de 1931 um feroz tiroteio entre o bando de Lampião e a Volante baiana do Tenente Arsênio Alves de Sousa. 

11 - Estojo de maquiagem em bronze encontrado entre os pertences de dona Balô, mãe da cangaceira Lídia de Zé Baiano, que possivelmente, pertenceu a filha cangaceira. 

Meu agradecimento ao casal Sandro Lee e Nídia G. Lima não somente pelo presente, mas pela sincera amizade e meu reconhecimento pelo esforço e dedicação que ambos vem mantendo ao tocante ao resgate da história cangaceira, em especial aquela ocorrida n limite do município baiano de Paulo Afonso e adjacências. 

Em breve todo o conhecimento "garimpado" pelo meu amigo e confrade Sandro Lee estará sendo lançado no livro "Lampião e o cangaço em Paulo Afonso". 

Aguardem. 

Geraldo Antônio De Souza Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário