Seguidores:

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

UM REI SEM COROA E SEM CABEÇA.

Fotografia da cabeça de Lampião exposta na Revista “O Cruzeiro” (1953).

Na cabeça “mumificada” de Lampião, que na ocasião do registro fotográfico, encontrava-se exposta no Museu do Instituto Médico-Legal doutor Nina Rodrigues em Salvador/BA, podemos ver claramente duas marcas, sendo uma na face direita (Mandíbula) provocada por um tiro disparado à queima-roupa pelo soldado Volante José Panta de Godoy, durante o ataque da Força Policial Volante alagoana ao coito de Angico no dia 28 de julho de 1938 e uma segunda marca na região temporal que foi provavelmente provocada por coronhadas ou por algum objeto contundente (Laudo) utilizado pela soldadesca movida pela cólera.

Durante décadas o soldado Antônio Honorato da Silva o “Honoratinho” ou “Noratinho” foi apontado como o autor do primeiro disparo contra Lampião em Angico, tendo inclusive o referido soldado chamado para si a responsabilidade sob o feito ainda no calor dos acontecimentos, não sendo na ocasião questionado por nenhum outro membro da Força Volante alagoana. Porém, passados mais de oitenta anos do acontecimento o célebre pesquisador e escritor Frederico Pernambucano de Melo, autor de inúmeros trabalhos sobre o gênero, trás um fato inédito que coloca em xeque a autoria do primeiro tiro a atingir Lampião em Angico. Segundo Pernambucano o ex-soldado Sebastião Vieira Sandes conhecido como “Santo”, pouco tempo antes de falecer, teria confidenciado ter sido ele e não Honoratinho o autor do primeiro tiro (Peito) a acertar Lampião durante o confronto ocorrido em Angico (Porto da Folha/SE) no dia 28 de julho de 1938. Um assunto que está dividindo e intrigando os estudiosos do assunto.

Algumas perguntas ainda procuram por suas respostas e a essa altura acredito ser impossível encontrá-las. A revelação feita pelo pesquisador servirá apenas para formar uma nova versão sobre o fato e instigar ainda mais as pesquisas em torno do assunto.

Lembrando que soldado José Panta de Godoy foi também o autor dos dois tiros, um na barriga e outro nas costas, que levaram Maria Bonita a óbito. Enquanto o soldado Sebastião Vieira Sandes conhecido como “Santo”, foi o degolador de Lampião.

E vocês o que acham sobre assunto. A revelação feita por Frederico Pernambucano de Melo tem sustentação suficiente para mudar o rumo da história? Quem realmente teria sido o autor do tiro mortal contra Lampião? Honoratinho ou Santo?

Deixem suas opiniões.

Geraldo Antônio de Souza Júnior



Nenhum comentário:

Postar um comentário