Seguidores:

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

HERANÇA DO CANGAÇO.

Cabeça "mumificada" do cangaceiro Azulão II.

Resumo de sua biografia:

Primo do cangaceiro Balão II (Guilherme Alves).

1 - Entrou para o bando em 1929, após abusar sexualmente de uma irmã menor, e ser ameaçado de linchamento por todos que o conheciam.

2 - Participou do Massacre de Queimadas-BA em 22 de dezembro de 1929, quando sete praças da polícia baiana foram assassinados.

3 - Participou do massacre de Mirandela, no distrito de Ribeira do Pombal-BA, no dia 25 de Dezembro de 1929, onde foram mortos dois civis e um soldado.

4 - Participou do ataque a Aquidabã-SE, em Outubro de 1930.

5 - Participou do ataque a Floresta-PE, em 26 de Novembro de 1930, fazendo parte de um grupo de aproximadamente vinte cangaceiros, quando mataram e degolaram vários inimigos de Lampião, extorquindo fazendeiros e praticando depredações.

6 - Com dois cabras e uma mulher, atacou a Fazenda Maravilha, em Agosto de 1933, na região de Campo Formoso-BA, roubando e saqueando.

7 - No dia 13 de Outubro de 1933, comandando um pequeno grupo no qual estava sua companheira Maria, Canjica, Zabelê, Calais, Arvoredo e Joana companheira de Calais, invadiu a Fazenda Morrinho, de Zezé Almeida, matando o proprietário, seu filho e um vaqueiro, sangrando a punhal, além de estuprar duas meninas, da Fazenda Carrancuda, que ficava próxima.

Foi morto no dia 14 de Outubro de 1933, na Fazenda Lagoa do Lino, no município de Monte Alegre-BA, juntamente com os companheiros Canjica, Zabelê e Maria Dora ou Maria de Azulão. Depois do massacre, as cabeças dos cangaceiros ficaram expostas na calçada da cadeia pública de Monte Alegre, hoje Mairi-BA.

Sua cabeça era uma das que estavam expostas no Museu em Salvador-BA, somente sendo enterrada em 13 de Fevereiro de 1969, por ordem do Governador da Bahia, Luis Viana Filho.

Fonte: Livro "Cangaceiros de Lampião de A a Z" de Bismarck Martins de Oliveira.

Foto: Cortesia de Rubens Antonio (Salvador-BA)

Transcrição: Geraldo Antônio De Souza Júnior



2 comentários:

  1. Na verdade a lagoa do Lino sempre foi município de jacobina.assim comigo o maracujá Serrolândia BA

    ResponderExcluir
  2. na verdade eles nao estupraram as filhas do sr, joao da carrancuda, mesmo porque azulao tinha feito promessa a sua mae que nao mais faria mal, as filhas dos sertanejos a fazenda carrancuda fica na margem direita do rio jacuipe, proxima ao povoado de manguinhas, antigo estira de Mairi estive na regiao ano passado e vou novamente este ano, Adelso Mota, historiador contador de historias do cangaço na bahia e na nossa regiao

    ResponderExcluir