Morto no dia 14 de novembro de 1925 durante o combate contra Lampião e seu bando na localidade Chique-Chique nas proximidades da então cidade de Vila Bela (Atual Serra Talhada/PE). Ildefonso Flor durante o combate, sem medir consequências, avança contra os inimigos e durante o avanço é atingido mortalmente por um tiro certeiro no meio da testa. Ao que consta o tiro que acertou o jovem Ildefonso Ferraz de apenas dezessete anos, teria sido disparado pelo próprio Lampião.
Ildefonso Flor foi o primeiro membro da família Flor à tombar sem vida através das balas cangaceiras de membros do bando de Lampião e sua morte fez com quê a fúria e o desejo de vingança aumentasse consideravelmente por parte de seus amigos e familiares contra Lampião e seus comandados. A partir desse momento os Nazarenos passaram a ter uma dívida de sangue com Lampião e começaria uma perseguição contra o bando cangaceiro que somente se encerraria com a morte do cangaceiro ocorrida no dia 28/07/1938.
Ildefonso de Souza Ferraz.
Geraldo Antônio de Souza Júnior
Ildefonso de Souza Ferraz "Ildefonso Flor" |
Acho difícil saber quem foi que acertou um tiro no rapaz. Segundo o livro o "O canto do acauã" quando deram conta o rapaz estava morto.
ResponderExcluir