Seguidores:

sexta-feira, 17 de maio de 2019

A última cangaceira do bando de Lampião.

TEM VÍDEO NOVO CHEGANDO LÁ NO CANAL CANGAÇOLOGIA (YouTube).

Uma entrevista exclusiva com Dulce Menezes dos Santos a última cangaceira do bando de Lampião, sobrevivente de Angico, ainda viva.

Dulce Menezes dos Santos foi retirada do ambiente familiar contra sua vontade aos 14 anos de idade e forçada a acompanhar um cangaceiro do bando de Lampião conhecido como Criança (Vitor Rodrigues Lima), integrante do subgrupo liderado pelo cangaceiro Zé Sereno (José Ribeiro Filho), grupo pertencente ao bando de Lampião.

Durante aproximadamente sete meses, Dulce Menezes acompanhou o bando em companhia do seu "companheiro" e esteve presente em Angico na ocasião do ataque da Força Policial Volante alagoana ao bando, onde forma mortos onze cangaceiros, incluindo o casal Lampião e Maria Bonita, além de um soldado pertencente a Força policial, morto durante o confronto.

Dulce e Criança foram alguns dos cangaceiros que conseguiram escapar do ataque e sobreviver ao cangaço.

Pouco tempo após a morte de Lampião alguns dos remanescentes do bando começaram a se entregar às autoridades e foram agraciados com a anistia presidencial concedida pelo então presidente Getúlio Vargas, obtendo a liberdade definitiva e o perdão pelos atos cometidos durante o tempo em que estiveram na lida da canga.

Dulce ainda acompanhou o cangaceiro durante algum tempo após ter deixado o cangaço, porém se separaram pouco tempo depois e seguiram rumos diferentes.

Dulce Menezes dos Santos completará noventa e seis anos de idade no próximo dia 23 de maio de 2019, sendo a última sobrevivente de Angico e a última testemunha ocular dos acontecimentos que acarretaram na morte de Lampião e parte de seu bando, na manhã fria do dia 28 de julho de 1938, na Grota do Angico em Sergipe.

Nesse documentário vocês terão acesso a uma entrevista exclusiva concedida ao nosso canal, com essa "peça" legítima da nossa história e conhecerão alguns fatos e acontecimentos que foram por ela presenciados durante o período em que esteve integrada ao cangaço.

Ao final deixem seus Likes e suas opiniões, críticas e sugestões.

Meus agradecimentos em especial a Martha L. Anastácio Menezes, filha de dona Dulce Menezes dos Santos, sem a qual não teríamos conseguido realizar esse trabalho e a todos vocês que fazem do nosso canal uma referência sobre o assunto.


Geraldo Antônio De Souza Júnior



Nenhum comentário:

Postar um comentário